Moradora de 113 anos recebe dose da vacina contra a Covid-19 em Arapiraca
Maria Ana da Silva reside há mais de 70 anos no bairro Teotônio Vilela, na antiga "Olarias"
Quando a Gripe Espanhola assolava o mundo, em 1918, e infectava mais de 500 milhões de pessoas e ceifava 50 milhões de vidas, Maria Ana da Silva tinha pouco mais de dez anos de idade e foi uma das sobreviventes da maior pandemia da história mundial.
Hoje, com 113 anos, lúcida e muito comunicativa, a centenária moradora de Arapiraca recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
“Ficamos muito surpresos e felizes ao mesmo tempo, ao encontramos uma pessoa com uma idade tão avançada e, acima de tudo, uma mulher forte sobrevivendo a tanta coisa que acontece nos dias atuais”, afirmou a enfermeira Gisele Miranda.
Residente no bairro Teotônio Vilela, em Arapiraca, a anciã Maria Ana da Silva, ao lado da filha Gelda, recebeu a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, em mais um dia de imunização de idosos contra a doença.
A enfermeira Gisele Miranda, a técnica de enfermagem Luciana Firmo e a agente comunitária Ângela foram recebidas com muito carinho, no final da tarde desta segunda-feira (22), em um dia considerado histórico para a equipe. “Ela estava tranquila, sorridente e perguntou apenas se a injeção doía”, relata a enfermeira.
Agricultora aposentada, Maria Ana da Silva nasceu no dia 18 de dezembro de 1907, na cidade de Garanhuns, no interior do estado de Pernambuco.
Durante a visita da equipe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, a anciã contou que reside há mais de 70 anos no bairro, que antigamente fazia parte das “Olarias”, um dos lugares que deram origem ao desenvolvimento e crescimento da cidade.
A visita da equipe e a vacinação de Dona Maria Ana da Silva receberam elogios do prefeito Luciano Barbosa, que fez uma postagem em sua página no Instagram e no Facebook, na noite desta segunda-feira (22).
“Quero parabenizar a equipe do Teotônio Vilela, que tem uma grande tradição na atenção básica do município. Em nome da nossa amiga médica Luciana Rúbia, pessoa de uma dedicação exemplar à saude pública. Parabéns para todos. Vamos vencer essa pandemia. Com fé em Deus”, destacou o prefeito.
Idosos acamados
Desde o dia 21 de janeiro que a vacinação de profissionais de saúde e de idosos que fazem parte do grupo prioritário está sendo realizada em Arapiraca.
A imunização ocorre de forma organizada e sem filas. Uma das estratégias encontradas é a vacinação volante para os idosos que moram na zona rural ou para aqueles da zona urbana que estão acamados ou com problemas de locomoção.
De acordo com a coordenadora de Doenças Imunipreveníveis da Secretaria de Saúde, a enfermeira Mônica Suzy, todos os idosos da zona rural já receberam a primeira dose da AstraZeneca/Oxford.
“As equipes volantes estão realizando agora a vacinação dos idosos acamados que moram na zona urbana. Aqueles com idades a partir de 85 anos estão recebendo a AstraZeneca, e os com idade entre 83 e 84 anos recebem a Coronavac”, acrescentou.
É importante ressaltar que a vacinação em casa é exclusiva para idosos acamados ou com problemas de locomoção. Quem não se enquadrar nestes casos, deve procurar o Sesc Arapiraca para receber a primeira dose da vacina.
Autor: Davi Salsa