Federação debate projeto de música e cidadania
Encontro ocorreu no Centro Administrativo Municipal e contou com a presença da vereadora Fany Gabriela
A utilização da música como instrumento para a formação dos jovens arapiraquenses foi tema de reunião ocorrida no fim da tarde desta sexta-feira (26), no Centro Administrativo, com a presença do secretário municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Wellington Magalhães.
Representantes da Federação das Bandas de Música e Fanfarras de Alagoas (Febamfal) apresentaram o projeto Música e Cidadania.
O maestro e multiinstrumentista José Thaigo; a musicista e graduanda em Psicologia pela Ufal, Jaqueline Cesário, e o músico e sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, Anderson Tiago, apresentaram o projeto na reunião.
A vereadora Fany Gabriela, mais conhecida como Doutora Fany, articulou o encontro, que também contou com a presença do chefe de Gabinete da Prefeitura de Arapiraca, Josivan Vital, e a coordenadora de Comunicação, jornalista Mônica Nunes.
Na reunião foi debatida a criação de uma escola de música Municipal, compra de instrumentos musicais, cursos de formação com professores, monitores, além de parceria com a Secretaria Municipal de Educação e 3° Batalhão Militar de Arapiraca, para levar ações às escolas e comunidades com maior nível de vulnerabilidade social.
Ainda durante o encontro, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Arapiraca, Josivan Vital, lembrou do compromisso do prefeito Luciano Barbosa com a promoção da cultura, lazer e fortalecimento da cidadania entre os jovens.
Vital citou como exemplo a criação da Orquestra Sinfônica de Arapiraca, a Escola de Belas Artes e a implantação de atividades curriculares voltadas à cultura, dança, música, teatro e esportes nas escolas de tempo integral, nos dois mandatos anteriores de Luciano Barbosa como prefeito de Arapiraca.
Ao final da reunião, o grupo ficou de agendar um encontro com o prefeito Luciano Barbosa para apresentação oficial do projeto.
Autor: Davi Salsa