Expectativa: Prefeitura debate protocolo sanitário para reabertura do cinema
Após 11 meses fechado devido à pandemia, o cinema de Arapiraca já tem uma previsão para reabertura.
O assunto foi debatido na tarde desta quarta-feira (10), com representantes da Prefeitura Municipal, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosa Lira; da Vigilância Sanitária, Diego Albuquerque, além do gerente operacional do Cinesystem, Moisés César; a gerente de vendas e marketing do shopping, Fernanda Cabral e o gerente de marketing também do shopping, Felipe Medeiros.
Na ocasião, Rosa Lira confirmou que o decreto de reabertura será publicado nos próximos dias com os protocolos que deverão ser seguidos pelo setor.
Entre as medidas estabelecidas, o documento vai determinar obrigatoriedade de sinalizar de forma clara ao público o distanciamento necessário em filas, banheiros, entradas, entre outras áreas do local, bem como sobre o uso obrigatório de máscaras de proteção, além do espaço de uma hora entre uma sessão e outra para higienização e desinfecção do local periodicamente. A organização do evento deve fornecer os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para toda equipe de trabalho.
“Estamos em constante diálogo e estudado os dados para que, em breve, a população tenha um local seguro de lazer e cultura”, afirmou a secretária Rosa Lira.
Para a liberação das atividades, será necessário que a gerência do estabelecimento elabore e encaminhe para a Vigilância Sanitária do Município o Protocolo de Prevenção e Higiene, com informações referentes aos procedimentos implantados, descrição das áreas, forma e periodicidade de higienização por área do espaço.
“Recebemos a visita da secretária e da vigilância sanitária que está trabalhando firme e forte para reabrirmos o nosso cinema. Sabemos que é um momento bastante esperado pela população de Arapiraca e região, mas a espera vai acabar em breve e esperamos todos vocês. A capacidade será de 60% e vamos ter dispositivo eletrônico para controlar o número de pessoas, além de caixas intercalados, evitando filas e aglomerações”, pontuou o gerente de operações da rede Cinesystem, Moisés César.
Autor: Lohuama Alves