Arapiraca Legal: prefeitura promove ação para reabertura de quiosques do Mercado Público
Ao longo de sua história, Arapiraca sempre se destacou pela força do empreendedorismo e do seu comércio. Capital da Região Metropolitana do Agreste, o município tem como referencia seu desenvolvimento econômico.
Pensando nisso, a atual gestão da Prefeitura Municipal decidiu criar um programa para reorganização do Comércio e dos Serviços da cidade nos espaços públicos. O “Arapiraca Legal” tem como objetivo tornar o setor mais estruturado, seguro e forte.
Nesta quarta-feira, 10, como primeira ação do programa, as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo; e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente estão notificando permissionários do Mercado Público que possuem boxes fechados. A intenção é que esses espaços sejam abertos e atendam a população.
A medida segue o decreto municipal de 2013, que em seu artigo 22 determina que nenhum quiosque pode estar fechado por mais de três dias, salvo em casos excepcionais e devidamente justificados. Com a notificação os permissionários precisam procurar a prefeitura em até 72 horas.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosa Lira, explicou que a ação visa reordenar os espaços de dentro e fora do Mercado Público, inclusive o “anexo” que comercializa frutas e hortaliças. Ela também contou que o programa Arapiraca Legal irá percorrer todos os estabelecimentos públicos voltados ao comércio e serviços.
“Temos 45 quiosques fechados que poderiam estar abertos e atendendo a população. Queremos que os comerciantes os utilizem para as vendas. Quem não tiver interesse dará vaga para algum outro empreendedor possa colocar seus produtos. Com isso estaremos organizando o mercado e dando oportunidade para todos”, colocou.