29 de janeiro de 2021

Vacinação de idosos a partir de 85 anos inicia nesta segunda (1º) e não promoverá filas

Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

Uma das maiores preocupações da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Arapiraca é buscar meios de evitar filas e aglomerações. Pra isso, todo o processo será feito de forma organizada e gradativa.

De acordo com o Grupo de Trabalho formado por técnicos da secretaria Municipal de Saúde, a imunização do grupo prioritário formado por idosos acima de 85 anos será iniciada na tarde da segunda-feira (1º), logo após a chegada das vacinas, que estão previstas para serem distribuídas pelo Governo do Estado no período da manhã.

Como dito anteriormente, os idosos que estão acamados ou com algum problema de locomoção receberão a primeira dose da vacina contra a Covid em casa, através das equipes volantes.

Os demais idosos serão vacinados no Sesc Arapiraca, localizado no bairro Santa Edwiges, através de cronograma estabelecido pela secretaria de Saúde em parceria com as Unidades Básicas de Saúde. Cada turno será dedicado aos idosos assistidos pelas equipes do Programa de Saúde da Família de referência.

Como Arapiraca possui 97,5% de cobertura do PSF, essa foi a forma mais fácil encontrada pela prefeitura para identificar os idosos e realizar a vacinação.

Aqueles idosos que residem em locais sem cobertura pelo PSF devem procurar o Centro de Saúde de referência para cadastrar seu nome no sistema e agendar a vacinação. A secretaria de Saúde estará, nesta sexta-feira (29) em todos os Centros de Saúde (1º, 2º, 3º, 4º, e 5º) das 8h às 12h e das 14h às 17h.

O cadastro pode ser feito pelo próprio idoso ou por um familiar, que deverá apresentar RG, CPF, CNS, Comprovante de residência e telefone para contato.

Já o público alvo residente na zona rural receberão a dose através de equipes volantes, na própria comunidade em que mora.

A coordenadora de Doenças Imunopreviníveis de Arapiraca, enfermeira Monica Suzy, deixa claro que todos os idosos que fazem parte do grupo prioritário serão vacinados.

“É bom deixar claro que estamos fazendo de tudo para evitar aglomeração e manter a segurança dos idosos que serão vacinados. Arapiraca receberá 1680 doses e conseguirá aplicar em todos”, disse ela.

Atualização do Cartão Sus

A enfermeira alerta ainda para a necessidade de atualização dos dados do Cartão Nacional de Saúde (CNS). De acordo com ela, apenas residentes em Arapiraca e que estejam com o endereço correto cadastrado no SUS poderão receber as doses da vacina.

Arapiraca recebe, neste momento, 1680 doses da vacina, que só podem ser aplicadas em moradores da cidade, portanto é essencial que, no momento em que a equipe de vacinação consultar o Cartão SUS, o endereço cadastrado seja o de Arapiraca.

“Muita gente não reside mais na mesma cidade em que fez o Cartão de Saúde. A atualização é necessária para que não haja problema garantir que as doses de Arapiraca sejam destinadas exclusivamente a residentes da cidade”, explicou a coordenadora de Doenças Imunopreviníveis da Secretaria Municipal de Saúde, Mônica Suzy.

Para fazer a atualização do Cartão Nacional de Saúde, o usuário ou seu representante legal, deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde, portando documento original com foto, CPF e comprovante de residência. O horário de atendimento para higienização do Cartão SUS é das 8h às 12h.

Sobre a Vacinação

Arapiraca receberá 1680 doses da vacina Oxford/AstraZeneca, cujo intervalo de aplicação entre as doses é diferente da Coronavac.

Segundo a orientação do fabricante, a segunda dose da AstraZeneca deve ser aplicado 12 semanas após a primeira.

As equipes de vacinação alertam que só será permitida a entrada de um acompanhante junto ao idoso que será vacinado. A limitação evitará aglomeração no local.

Para vacinação será exigida a apresentação de um documento oficial com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e um comprovante de residência.

Autor: Erick Balbino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *