20 de janeiro de 2021

Prefeitura estabelece critérios de segurança para funcionamento do Parque de Diversões

Grupo de gestores se reuniu para tratar do assunto

Um grupo de gestores da Prefeitura de Arapiraca se reuniu na tarde desta quarta-feira, 20, para traçar estratégias para liberação do Parque de Diversões, tradicional atração do período da Festa da Padroeira. O Comitê debateu a necessidade da implementação de novos critérios para o funcionamento tanto do parque, quanto das barracas no entorno, tendo em vista o período de pandemia.

A aprovação foi debatida tendo como regras prioritárias a segurança da população. Para isso, além do cumprimento do protocolo interno do Parque, que já detém o Selo Turismo Responsável, algumas novas determinações foram tomadas pelo Comitê.

Limite de público e de barracas

Uma das primeiras regras observadas será a obediência ao limite de público no interior do Parque, com a presença de fiscais no local. O número de barracas de alimentos com lanches também será reduzida, com área restrita e com proibição de cadeiras e mesas.

Para ter acesso ao local será feito um cadastramento da Casa do Empreendedor nesta quinta-feira, dia 21. Na sequência, a Vigilância Sanitária, que estará presente em todos os dias de funcionamento da festa, irá promover um treinamento com os ambulantes que receberão kits informativos sobre os protocolos em vigência, a exemplo do uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool em gel.

Encontro

Participaram da reunião: os secretários Yale Fernandes, de Governo; Rosa Lira, de Desenvolvimento Econômico e Turismo; Wellington, de Cultura, Lazer e Juventude; Simone Romão, de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente; e Monica Nunes, de Comunicação.

Também estiveram presentes: o superintendente de iluminação, Fabiano Lúcio; o secretário adjunto da SEDUMA, Ricardo Vieira; o coordenador de Vigilância Sanitária, Diego Albuquerque; o fiscal Isac Nunes, e os técnicos João Paulo e Alberto Peixoto, da SMTT e Secretaria de Infraestrutura, respectivamente.

“Esse é o primeiro evento que acontece na cidade na atual gestão. Sabemos da tradição e importância da festa, mas a orientação do prefeito Luciano Barbosa é a de que tudo aconteça com muita responsabilidade e respeito às orientações sanitárias”, comentou Yale Fernandes.

Divulgação dos protocolos, instalação de disciplinadores e presença de fiscais em diversas áreas de atuação ligados à Prefeitura foram algumas das regras para aprovação do parque. “Estaremos presentes em toda a programação, atentos e sensíveis ao momento. A festa é importante, mas ela deve acontecer com muito cuidado. Afinal, chegou à vacina, mas ainda não para toda a população e a prudência é muito importante”, concluiu Rosa Lira.

Fluxo

O Comitê irá levar a conhecimento dos empresários as regras e orientações para o funcionamento, a fim de que o alvará seja emitido. Ficou estabelecido ainda a volta do fluxo de liberação de eventos. “Vamos implantar de novo um trabalho de parceria e cooperação entre a prefeitura e os demais órgãos, como Batalhão da Polícia Militar, Ministério Público e Corpo de Bombeiros, entre outros, para facilitar e organizar os eventos e festas em nossa cidade”, falou a secretária Simone Romão.

Autor: Davi Salsa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *