Prefeitura realiza Abordagem Social para identificar pessoas em situação de rua
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou, na noite de ontem, quinta-feira (10), uma abordagem social, cujo objetivo foi verificar a quantidade de pessoas que vivem em situação de rua no município. A ação foi realizada pela equipe do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), junto com as técnicas da Assistência Social.
De acordo com Gerlânde Fausto, coordenadora da Proteção Social Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social, a equipe passou por diversos pontos estratégicos da cidade e encontrou 34 pessoas em situação de rua durante a abordagem social.
Segundo ela, a ação foi realizada nos seguintes pontos estratégicos: Praça Afrânio Salgado Lages, Avenida Benjamim Freire, próximo à Igrejinha; proximidades do Trevo da AL-115, na saída para Palmeira dos Índios; Mercado Público; Rua José Lopes da Silva, ao lado do Mercado Público; instalações da Antiga Estação Ferroviária; Praça Pereira Magalhães, no bairro Cacimbas; Praça da Fumageira, na Primavera, Parque Ceci Cunha e Bosque das Arapiracas, no Centro.
“Durante a abordagem, nós fizemos os encaminhamentos para que hoje eles fossem ao Centro Pop para serem atendidos pela nossa equipe técnica, para que assim eles tenham acesso aos serviços de saúde e assistência social”, destaca. Ela explica que o Centro Pop disponibiliza alimentação, banho, lavagem de roupas e também são realizadas oficinas com temáticas referentes, por exemplo, à saúde mental, combate ao suicídio, saúde da mulher ou saúde do homem.
Tamara Iris, secretária de Desenvolvimento Social de Arapiraca, salienta que a equipe técnica do Centro Pop é formada por assistente social, psicóloga, orientador social, auxiliar de cozinha, serviços gerais, monitores e segurança. “Quando o usuário é acolhido pelo Centro Pop, é feita uma triagem para saber se ele é de Arapiraca ou não, se gostaria de voltar para sua casa ou ter contato com a família e a nossa equipe técnica viabiliza o encontro do usuário com sua família”, ressalta.
A secretária enfatiza que, se o usuário for de outra cidade, a equipe técnica entra em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, viabiliza passagem e leva o usuário ao encontro com sua família.
Autor: Flaviana Costa