I Mostra de Arte de Mulheres do Agreste estreia nesta sexta no Memorial da Mulher em Arapiraca
Mulheres que fazem. Mulheres que pintam. Mulheres que cantam e encantam. A I Mostra de Arte de Mulheres do Agreste – MAMA estreia nesta sexta-feira (4), às 19 horas, no Memorial da Mulher Ceci Cunha, em Arapiraca, no bairro Alto do Cruzeiro.
Aberta ao público, a exposição idealizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SMCLJ), da Prefeitura de Arapiraca, reunirá trabalhos artísticos de mulheres arapiraquenses que se debruçam nas artes visuais, na música e na poesia. É literatura pura. É áudio com instalações sonoras e visuais.
São mulheres inquietas que, com sua arte, despertam a realidade da vida por meio da produção artística. Suzi Mariana e Naty Barros vão mostrar o talento musical.
Elas se juntarão a outras em uma exposição coletiva. Multiplural e multifacetada. Anna Araújo, Lorena Helen, Jane França, Xiluva e Yana Lílian estão presentes com suas artes. E, juntam-se a elas, a experiente e talentosa poetiza Marta Eugênia, Lara Araújo e Rosana Dias. Além de uma performance inusitada com a atriz Day Teles.
Para a secretária de Cultura de Arapiraca, Rosângela Carvalho, a MAMA retomará a vida cultural da cidade, ainda tomada pela pandemia da Covid-19, e só poderão entrar com máscara para prestigiar e enaltecer o trabalho dessas mulheres agrestinas.
“A exposição ficará no espaço do Memorial da Mulher por pelo menos uma semana e contemplará o Edital de Premiação Paulo Lourenço, em uma experimentação artística com uma proposta multissensorial e que despertará no público o gosto pela arte em suas diversas expressões”, ressaltou Rosângela Carvalho.
A escritora Marta Eugênio, que também é subsecretária de Cultura, reafirma que a I Mostra de Arte de Mulheres do Agreste trará um cenário artístico promissor para a ‘Capital do Agreste’.
“A exposição vai mostrar o envolvimento de diversas mulheres que marcam a arte de Arapiraca e Região Agreste, numa junção de literatura, artes visuais e performance”, declarou Marta Eugênia. A MAMA será apresentada em um espaço que se transformará em um ambiente de magia, leveza e cor.
“O público vai experimentar e participar com mais intimidade da arte de mulheres que estão à nossa volta e muitas vezes não as conhecemos”, destacou Marta Eugênia.
Projeto inovador
A produtora e artista visual Isabella Vitória também fará parte da MAMA e foi ela quem deu a concepção da exposição coletiva om várias temáticas artistas e culturais.
“A MAMA surgiu por uma necessidade de ampliar as vozes, as narrativas, as expressões das mulheres arapiraquenses que estão produzindo um trabalho de altíssima qualidade e merecem reconhecimento no cenário cultural de Arapiraca”, desbravou Isabella Vitória.
O evento será gratuito e a exigência para o visitante da Mama será apenas o uso da máscara como proteção ao coronavírus, além de chegar cedo para garantir entrada ao mundo imaginário das artes.
Serviço:
O que: MAMA – Mostra de Arte de Mulheres do Agreste
Onde: Memorial da Mulher Ceci Cunha – bairro Alto do Cruzeiro, Arapiraca-AL
Quando: 4 de dezembro de 2020
Horário: 19 horas
Atrações artísticas:
Música: Suzi Mariana, Naty Barros;
Artes Plásticas – Exposição Coletiva: Anna Araújo, Lorena Helen, Jane França, Xiluva e Yanna Lílian;
Literatura: Marta Eugênia, Lara Araújo e Rosana Dias;
Performance: Dayana (Day) Teles.
Autor: Fábio Lopes