Prefeitura de Arapiraca implanta programa pioneiro de Apoio à Saúde do Servidor
A Prefeitura de Arapiraca implanta programa pioneiro em Alagoas de Apoio à Saúde do Servidor. Neste primeiro momento, destinado ao acolhimento e atendimento dos trabalhadores ativos do Centro Administrativo Municipal, com oferta de serviços voltados à promoção do bem-estar físico e mental desse público.
O principal objetivo do programa é proporcionar melhoria na qualidade de vida dos
servidores, a partir de uma assistência integrada e humanizada. Para isso, a Gestão Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza um trabalho preventivo de doenças e de promoção da saúde, com intervenção clínica, física e nutricional.
Com o funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, a estrutura da Sala de Apoio do Servidor conta com uma equipe multiprofissional composta por profissionais enfermeiro, médico , técnico de enfermagem, psicólogo e nutricionista, além de suporte da equipe interdisciplinar dos diversos setores e serviços da Secretaria Municipal de Saúde.
Apresentação
Nesta quarta-feira (4), equipe da Secretaria de Saúde apresentou o programa piloto e a Sala de Apoio à Saúde do Servidor a técnicos das secretarias municipais, que a partir desta semana iniciam cadastro dos trabalhadores de cada pasta.
Lousanny Caires, enfermeira e assessora técnica de Atenção à Saúde, apresentou o programa, acompanhada de equipe da pasta, Rafaella Albuquerque (Superintendência de Atenção à Saúde), Laura Rossana (Diretora Atenção Básica), Janyne Araújo (coordenadora Saúde do Trabalhador), o médico Tiago Herculano e a enfermeira do serviço, Maria Layanne dos Santos.
Entre às ações e estratégias disponibilizadas aos servidores, consultas médicas e de enfermagem, planejamento sexual e reprodutivo, atendimento ambulatorial, realização de coleta de citologia oncótica, testagem rápida para HIV, hepatites virais e sífilis, avaliação cardiovascular e atendimento com nutricionista, práticas integrativas, atividades de promoção da saúde, programa de melhoria das condições de trabalho e grupo de apoio terapêutico com profissionais das áreas de psicologia e assistência social.
Atendimento Humanizado
A enfermeira e coordenadora da Saúde do Trabalhador, Janyne Araújo, lembra de estudos indicativos de que se a instituição possui saúde organizacional, existe redução dos índices de assiduidade e doenças relacionadas ao trabalho.
Para ela, a partir do desenvolvimento dessas ações, o Município incentiva a construção de uma organização do trabalho que seja produtora de saúde, capaz de refletir na qualidade das atividades laborais e nas relações interpessoais dos servidores.
“No momento que o ambiente de trabalho proporciona condições para a manutenção e recuperação da saúde, ele estará contribuindo para o completo bem-estar da sua força de trabalho, e, além disso, aumentando também a
sua produtividade”, completou a coordenadora.
Cronograma
Para este mês de novembro, entre as atividades, apresentação do projeto às secretarias, cadastro dos servidores, ações do Novembro Azul, atendimento médico, de enfermagem e nutricional, avaliação de risco cardiovascular, testes rápidos e de citologia.
“O cronograma de atividades será repassada aos servidores, mensalmente. Entretanto, vale ressaltar que a Sala de Apoio à Saúde do Servidor já está em funcionamento, de segunda a sexta, das 8 às 13h. Para o atendimento, é necessário o agendamento, o número de matrícula, CPF, documento com foto e contato telefônico”, destacou a assistente técnica Lousanny Caires.
Autor: Ana Cavalcante