Arapiraca lança programa Reabilitar para o tratamento de pacientes pós-Covid
Nesta terça-feira (3), a Prefeitura de Arapiraca avança no atendimento de saúde à população, com o lançamento do programa Reabilitar, destinado a tratar dos pacientes que apresentam sequelas pós-internação e recuperação de Covid-19 e precisam de uma atenção maior nos cuidados físico, cardiorrespiratório e psicológico.
O Reabilitar foi pensado e planejado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, que avaliou a necessidade desse tipo de atendimento, a fim de ofertar uma melhor qualidade de vida aos pacientes. Para esse serviço, a Gestão Municipal abriu um espaço no Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (Cemfra), localizado no bairro Cavaco, com funcionamento de segunda a sexta-feira.
A secretária de Saúde, Camilla Cinthia Veiga, explica que cada vez mais são observadas e estudadas sequelas na alta pós-internação, como respiratória, fraqueza muscular, fadiga, alterações de sensibilidade, entre outras. Por conta disso, o Município desenvolveu o Reabilitar. Os atendimentos acontecem a partir de encaminhamento da Atenção Básica ou serviço médico hospitalar.
Com mais esse trabalho, a Prefeitura de Arapiraca fortalece o atendimento humanizado à população, através do serviço de uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais das áreas de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, nutrição, terapia ocupacional e educação física.
“Além de atingir o pulmão, estudos apontam que o vírus também pode afetar outros órgãos, a exemplo do coração, rins, intestino, sistema vascular e até mesmo o cérebro. Sendo assim, o Município dá um passo à frente e coloca em prática o ambulatório pós-covid, através do programa Reabilitar, seguindo as orientações da Gestão Municipal para dar agilidade ao atendimento e tratamento da população”, afirmou a secretária de Saúde, Camilla Cinthia Veiga.
Para Murilo Nunes de Magalhães, gerente do Cemfra, Arapiraca avança na assistência de saúde. “Hoje, o Município dá um grande passo com a inauguração de um serviço de habilitação pós-covid, o Reabilitar, aqui no Cemfra, que integra uma rede especializada em reabilitação física e intelectual, que para esse serviço conta com apoiadores do Nasf, Sad, Saúde em casa e Atenção Básica”, completou.
Autor: Ana Cavalcante