5 de outubro de 2020

Prefeitura realizou mais de 60 ultrassonografias de gestantes e um único dia

Ascom

Nesta segunda-feira (5), a Prefeitura de Arapiraca levou o programa “De Olho no meu Bebê” ao 4º Centro de Saúde, no bairro Itapoã, e realizou mais de 60 exames de ultrassonografia em gestantes assistidas nas Unidades Básicas de Saúde do Município, em um único dia.

Com essa ação, a prefeitura aproximou ainda mais o serviço de saúde e facilitou a vida das gestantes, que já saíram da unidade com o resultado do exame de ultrassom nas mãos. Foi o caso da Jaqueline dos Santos, 23 anos, que foi acompanhada do seu marido, Antônio Cícero, e durante o exame descobriram o sexo do bebê. Eles serão pais de uma menina, primeira filha do casal.

Jaqueline dos Santos, que já vem sendo acompanhada por equipe multidisciplinar, desde o início da gestação, elogiou o serviço. “Eu achei muito bom fazer o exame e receber o resultado na hora, na própria unidade, que é perto da nossa casa, sem precisar ter que ir ao Centro. Eu só tenho elogios para o atendimento no meu pré-natal”, afirmou a gestante.

Ascom

A enfermeira e coordenadora de Saúde da Mulher, Maria Luiza Bezerra, explica que a iniciativa do Município, através da Secretaria de Saúde, foi agilizar os exames e garantir um acompanhamento integral e humanizado às gestantes, que mesmo nesse período de pandemia não podem descuidar do pré-natal e da saúde.

Durante a tarde, a coordenadora promoveu um momento de acolhimento e orientação às gestantes e acompanhantes, na sala de espera, que foi organizada seguindo as regras de distanciamento social para evitar a contaminação por coronavírus.

Ascom

De Olho no meu Bebê

O programa consiste numa estratégia de acolhimento que visa assegurar uma atenção integral e humanizada, garantindo à gestante um monitoramento feito por equipe multidisciplinar, dois exames de ultrassom, – um no início e outro no final da gravidez -, além de acompanhamento pediátrico à criança nos primeiros mil dias de vida.

“A gestação é um importante momento na vida das famílias e principalmente para as mulheres, que precisam se sentir acolhidas. Através da estratégia adotada pelo programa De Olho no meu Bebê, além desse atendimento humanizado às gestantes, também são acompanhadas puérperas e os recém-nascidos”, destacou Maria Luiza Bezerra.

Autor: Ana Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *