Prefeitura de Arapiraca revitaliza Memorial da Mulher
A Prefeitura de Arapiraca revitalizou o Memorial da Mulher Ceci Cunha, que recebeu a visita do senador Rodrigo Cunha e do deputado federal Severino Pessoa, na tarde desta quinta-feira (29), em homenagem à Emancipação Política de Arapiraca, pelos 96 anos da cidade.
O Memorial da Mulher é um anexo da Casa da Cultura, localizado no bairro Alto do Cruzeiro, e os serviços de reforma estão sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SMCLJ) e executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
Desde que foi construído para homenagear a médica e política Ceci Cunha, mãe do senador Rodrigo Cunha, e inaugurado em 8 de março de 2008, o espaço não havia passado por nenhuma reforma.
Para a secretária municipal de Cultura, Rosângela Carvalho, a revitalização do Memorial da Mulher é uma vitória e um orgulho para Arapiraca.
Segundo Rosângela Carvalho além da reforma física, a Secretária de Cultura trabalhou no acervo digital, resgatando todo o acervo do Memorial da Mulher.
“Um resgate histórico que faz parte da nossa história e podemos tê-lo intacto e que vamos trazer uma exposição nos próximos dias para visitação pública”, disse Rosângela Carvalho.
Já o deputado federal Severino Pessoa afirmou emocionado que está muito feliz em poder também contribuir para a revitalização do Memorial da Mulher, que faz justa homenagem à Ceci Cunha.
“É espaço que tinha que ser resgatado pela história que tem e por homenagear a mãe do senador e outras mulheres importantes da nossa cidade. É um orgulho muito grande para mim e todos nós”, ressaltou Severino Pessoa.
Em seu pronunciamento, o senador Rodrigo Cunha disse que o Memorial da Mulher em homenagem à sua mãe, Ceci Cunha, simboliza a vida e inspira outras mulheres a serem vitoriosas na vida.
“Fico muito feliz com esta reforma e fazer essa visita a este espaço é um orgulho muito grande e o Memorial da Mulher é um cartão postal de Arapiraca e parabenizo a prefeitura por esta reforma, que valoriza a história da mulher e de Arapiraca”, frisou Rodrigo Cunha.
De acordo com o engenheiro civil Nelson Ferreira, da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), após 12 anos a reforma do Memorial da Mulher está priorizando serviços elétricos, hidrosanitários, tubulação de água e a pintura total do prédio.
“O prédio estava muito deteriorado com infiltrações e a estrutura elétrica não estava funcionando e hoje já temos um novo prédio para a visitação da população”, destacou Nelson Ferreira.
Já o engenheiro civil Murilo Rocha, da empresa Carvalho e Rocha Engenharia, responsável pela obra de revitalização do Memorial da Mulher, afirmou que a reforma já foi executada em 95% da obra total e deverá ser concluída em novembro, para oferecer à população maior comodidade e cultura sobre a história de mulheres radiosas de Arapiraca.
Coma presença de subsecretários, servidores das secretárias municipais e representantes da imprensa, o evento teve a participação do saxofonista Ronnie Peterson.
História viva
O Memorial da Mulher Ceci Cunha foi construído para homenagear a deputada federal Ceci Cunha e outras mulheres, personalidades arapiraquenses.
Mulheres que fizeram e ainda fazem história, tornando-se referências de mulheres fortes e relevantes na sociedade de Arapiraca.
O Memorial da Mulher é a história viva de uma cidade com apenas 96 anos de emancipação e que gerou mulheres guerreiras e vitoriosas na vida de um povo trabalhador nascido no Agreste de Alagoas.
Autor: Fábio Lopes