Arapiraca ganha destaque nacional na implantação de estratégias de enfrentamento da Covid-19
Arapiraca é uma das cidades brasileiras a ganhar destaque nacional, reconhecida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde, através da implantação de estratégias para ampliar e qualificar os atendimentos de urgência e emergência na Atenção Primária à Saúde (APS) no enfrentamento da Covid-19.
Uma das práticas do Município está entre as três socializados, nesta quinta-feira (10), às 17h, durante debate transmitido no Portal da Inovação na Gestão do SUS (www.inovacaoemsaude.org ou www.apsredes.org) e também no facebook @inovacaoemsaude e no canal do youtube do portal. O público também poderá participar enviando perguntas para os convidados, no endereço www.apsredes.org/participe.
As práticas dos municípios mostram estratégias bem sucedidas, a exemplo da adequação de estruturas, a capacitação das equipes e o estabelecimento de fluxos na rede assistencial. De 1.631 experiências brasileiras inscritas, o estado de Alagoas ficou em 2º lugar no Nordeste e em 9º no país, com 43 experiências publicadas. Desse total, Arapiraca se destaca com 21 experiências.
Neste debate, representando a Secretaria Municipal de Saúde, a enfermeira Lousanny Caires, especialista em UTI e Assessora Técnica de Atenção à Saúde de Arapiraca, com o tema “A importância da spo2 e oxigenoterapia no manejo clínico da covid-19 na APS”. Além dela, participantes das cidades de Brasília (DF) e Sorocaba (SP).
Lousanny Caires explica que durante o debate virtual fará a exposição da iniciativa de Arapiraca para estruturar as Unidades Básicas de Saúde para o manejo clínico-terapêutico dos pacientes suspeitos ou confirmados da COVID-19, incluindo a estabilização clínica e o encaminhamento e transporte a centros de referência, serviço de urgência/emergência ou hospitalares.