Ações da Saúde nos primeiros 30 dias de gestão da prefeita Fabiana Pessoa
Na área da Saúde, nestes últimos 30 dias, a Prefeitura de Arapiraca ampliou a testagem na população com sintomas de síndromes gripais, através da compra de 10 mil testes rápidos para Covid-19, disponíveis na Unidade Sentinela, bairro Santa Edwiges e no 1º e 4º Centros de Saúde, nos bairros são Luiz e Itapuã, respectivamente. A descentralização e ampliação do serviço de testagem ajuda a identificar o número de casos, monitorar e tratar da saúde da população.
Nesse período, o Município realizou mais de 2 mil e 600 atendimentos a usuários com síndromes gripais, somando o número das Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Centro de Síndromes Gripais – Cria e na Unidade Sentinela.
Somente na Unidade Sentinela foram realizados 1.056 atendimentos médicos; 391 testes rápidos; 520 coletas de Swab para RT-PCR; 141 exames de sorologia; 80 eletrocardiogramas; 757 coletas hematológicas para exames laboratoriais e 323 consultas com infectologista. A medicação para o tratamento a casos suspeitos ou confirmados para Covid-19 também está incluída no serviço.
Em parceria com órgãos e secretarias municipais, a coordenação de Promoção da Saúde desenvolveu atividades voltadas à prevenção da Covid-19, através de orientação, fiscalização, distribuição de material educativo e máscaras à população, em toda a cidade.
Outro serviço que merece destaque nessa área é a descentralização dos atendimentos com especialidades médicas. Em sistema de rodízio, a Secretaria Municipal de Saúde levou médicos especialistas para atender os usuários nas próprias UBS, facilitando o acesso da população a esses serviços.
Do dia 11 de agosto até esta semana, o Município registrou mais de 72 mil e 500 atendimentos nas UBS, entre exames e consultas. Sendo 1.547 atendimentos com especialistas. Além desse atendimento nas unidades, a população ainda conta com o serviço do Espaço Nascer, Cemfra e Caps.
(Fotos: Ascom)