Prefeitura de Arapiraca vacina contra o sarampo até 31 de agosto
A Prefeitura de Arapiraca segue com a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para pessoas com idade entre 20 e 49 anos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), até o dia 31 de agosto.
Diante desse momento de pandemia, todas as UBS estão organizadas para atender os usuários, seguindo todas as orientações para evitar a transmissão por coronavírus.
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Imunização, ainda orienta que as pessoas com suspeitas ou confirmadas com Covid-19 deverão aguardar a resolução dos sintomas para tomar a dose da vacina.
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A transmissão da doença ocorre quando a pessoa contaminada tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. “A única maneira de evitar é tomando a vacina”, alerta Adriana Duarte, coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI).
O objetivo do Município é imunizar cerca de 99 mil pessoas contra a doença, que voltou a circular no Brasil, desde fevereiro de 2018. Até março deste ano, o País registrou 29.233 casos confirmados, com 30 óbitos pela doença.
Precauções e contraindicações
Doação de sangue – a orientação do Ministério da Saúde é para que, quem deseja realizar a doação, procure o serviço antes da vacinação ou aguarde as quatro semanas, após a imunização.
Imunocomprometimento – requer avaliação médica prévia.
Gestação – a vacina é contraindicada durante a gestação. Em gestantes não vacinadas, a vacinação deve ser adiada para o puerpério.
*Mulher em idade fértil – evitar a gravidez até pelo menos um mês após a vacinação.
Alergia à proteína do leite de vaca (APLV) – devem ser vacinadas apenas com as vacinas do laboratório Bio-Manguinhos.
Alergia ao ovo – não é contraindicada. Anafilaxia (alergia grave) vacinar em unidade hospitalar.