22 de julho de 2020

Prefeito participa de videoconferência sobre a construção do Hospital de Amor em Arapiraca

                                   (Fotos: Lucas Ferreira)

Nesta quarta-feira (22), o Prefeito Rogério Teófilo promoveu uma reunião, por videoconferência, de alinhamento para o início das obras de construção do Hospital de Amor (HA), referência no tratamento e prevenção de câncer no Brasil, em Arapiraca.

A reunião contou com a participação de secretários municipais, do senador Rodrigo Cunha, deputada federal Tereza Nelma e de engenheiros responsáveis pela obra do HA no Município, Estefano Benedetti e Guilherme Benedetti.

Os engenheiros informaram que a estrutura metálica, base para a obra, já está sendo produzida e que, em breve, dará início aos trabalhos de construção do HA, que deve ficar pronto e entregue à população no prazo entre 10 e 12 meses.

“A conquista é um marco, não somente para a saúde pública de Arapiraca, mas para Alagoas, e um sonho que está sendo realizado pela prefeitura, através das parcerias com a deputada federal Tereza Nelma e do senador Rodrigo Cunha, que através de emenda parlamentar, estão viabilizando o valor de R$ 28,3 milhões para a construção do HA”, declarou o prefeito Rogério Teófilo.

Hospital de Amor

O HA, que também é conhecido como Hospital do Câncer de Barretos, será construído em uma área de 15 mil/ m², localizada às margens da AL 220, no bairro Arnon de Mello, próxima ao Centro Administrativo Municipal e da região considerada pólo de saúde de Arapiraca. Além da população de Arapiraca, o HA vai beneficiar a mais 46 municípios integrantes da 2ª macrorregião de saúde do Estado.

“Mais um passo decisivo foi dado para que o Hospital de Amor de Arapiraca seja entregue à população. Os R$ 28,3 milhões que eu e a deputada Tereza Nelma enviamos juntos para a construção dessa unidade de saúde já chegaram. Agora a obra começará a sair do papel”, afirmou o senador Rodrigo Cunha.

De acordo com a coordenação das unidades de prevenção do HA, a unidade de Arapiraca terá capacidade para realizar 6 mil atendimentos, mensalmente. Para realizar o trabalho, serão contratados 40 profissionais da região, que serão treinados em Barretos (SP).

Raphael Luiz Haikel Júnior, médico e coordenador das unidades de prevenção do Hospital de Amor, explica que Arapiraca irá receber uma unidade de prevenção fixa, que atenderá a população do município, e uma unidade móvel do HA para assistir a regional de saúde.

A unidade móvel terá capacidade de oferecer exames de mamografia para mulheres de 40 a 69 anos e papanicolau para mulheres de 25 a 64 anos. A unidade fixa, além desses exames, também vai oferecer diagnóstico com exames de biopsia, ultrassom e as consultas médicas com especialistas em mastologia e ginecologia.

“É com muita satisfação e alegria que, ao lado do senador Rodrigo Cunha, realizo o sonho da implantação de um hospital de referência no tratamento do câncer de mama e colo do útero no Estado, que oferecerá o que há de melhor para que todos tenham um atendimento digno e de qualidade”, destacou a deputada federal Tereza Nelma.

 

 

 

 

Autor: Ana Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *