Prefeitura de Arapiraca adquire 10 mil testes rápidos para diagnóstico de Covid-19
A Prefeitura de Arapiraca adquiriu 10 mil testes rápidos para agilizar no diagnóstico de casos de Covid-19 na população. O lote, entregue ao município neste sábado (23), foi comprado com recurso do Governo Federal e destinado ao enfrentamento à pandemia de coronavírus.
Os testes rápidos, que até esta semana, somente eram realizados na Unidade Sentinela, referência no atendimento a casos suspeitos de coronavírus, a partir dos próximos dias, seguindo uma determinação do Prefeito Rogério Teófilo, serão utilizados em nova estratégia que está sendo articulada pela Secretaria de Saúde para a descentralização e ampliação da testagem na população.
A medida, de acordo com o prefeito, é mais uma estratégia do Município para auxiliar à população no diagnóstico da doença. “A partir da ampliação da oferta de testes rápidos, nós estamos cuidando ainda mais da população. Com o diagnóstico rápido é possível realizar um melhor monitorando dos casos e fazer os devidos encaminhamentos em tempo hábil para o tratamento da doença“, justificou o prefeito.
Desde o mês de março, a gestão municipal iniciou um trabalho de enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Município. E o secretário de Saúde, Glifson Magalhães, ressalta que, além da compra dos testes rápidos, a prefeitura também está adquirindo mais equipamentos para garantir a proteção dos profissionais de saúde e da população. Ainda na próxima semana, outras ordens de fornecimento serão entregues.
“Apesar do cenário de escassez, devido à alta demanda em todo o mundo, por conta da pandemia, o Município de Arapiraca mantém o esforço para adquirir mais equipamentos e insumos. O objetivo é garantir a proteção aos nossos profissionais que atuam na linha de frente no enfrentamento ao coronavírus, e a ampliação do serviço de assistência a nossa população”, destacou o secretário.
Nova Unidade Sentinela
E para ampliar as ações de enfrentamento ao coronavírus, o prefeito Rogério Teófilo anunciou, na última quinta-feira (21), a abertura de uma nova Unidade Sentinela para tratar os casos suspeitos e confirmados por Covid-19, que vai funcionar no prédio do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), localizado no bairro Santa Edwiges, próximo ao Centro Administrativo Municipal, a partir da próxima semana.
“Diante da informação que a lotação dos leites está alta em Arapiraca, entrei em contato com o governador e com a presidente da Associação dos Municípios Alagoanos para buscar meios de solucionar o problema. Enquanto algo não é feito, a prefeitura continua fazendo a sua parte, estruturando a Rede de Atenção Básica para os arapiraquenses”, afirmou o prefeito Rogério Teófilo.
Autor: Ana Cavalcante