Município realiza reunião de alinhamento e se prepara para possíveis casos de Coronavírus
Devido a rapidez da propagação do coronavírus em nível global, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu uma equipe técnica, na manhã desta sexta-feira (13), para traçar estratégias para os possíveis casos de COVID-19, doença causada pelo vírus, que possam ser registrados em Arapiraca.
Durante o encontro, representantes do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho e da Secretaria de Saúde debateram quais as ações que serão tomadas mediante casos suspeitos da doença.
Além do secretário Glifson Magalhães e dos representantes da unidade hospitalar, também participaram da reunião a superintendente de Vigilância em Saúde, Aglaí Tojal, o superintendente de regulação, Magaiver Magno, e a coordenadora da Atenção Básica, Laura Rosana Acioly.
Preocupada com o atendimento nesses casos, a Prefeitura de Arapiraca tem promovido capacitações com profissionais médicos e demais servidores da Saúde, para garantir a qualidade no serviço prestado à população. Uma dessas capacitações foi ministrada pelo médico infectologista José Maria Constant, referência em Alagoas.
Além disso, profissionais que trabalham nos Centros e Unidades Básicas de Saúde de Arapiraca também já vem, há algumas semanas, realizando pequenas formações com a população, dando orientações sobre como se prevenir contra o coronavírus e outras doenças infectocontagiosas.
Sintomas da COVID-19:
De acordo com o Ministério da Saúde, os sinais e sintomas clínicos da doença são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum. Em casos mais graves, podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como pneumonias. Os principais sintomas são febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar.
Precauções:
Dentre as principais orientações do Ministério da Saúde estão:
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copo, talheres, etc.;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
- Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão, ou usar antisséptico de mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Ficar em casa enquanto estiver doente;
- Quem viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), além de evitar a circulação em mercados de animais e seus produtos.