Mercado do Artesanato sediará Feira de Empreendedorismo Criativo e Inclusão Solidária
Evento acontece no próximo dia 14 de fevereiro, com oferta de produtos, serviços e atrações culturais
Já pensou em um evento onde o arapiraquense pudesse encontrar diversos produtos e serviços a preços acessíveis, e ainda por cima valorizando empreendedores locais? Pois é exatamente isso que vai acontecer no próximo dia 14 de fevereiro, no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves.
A Feira de Empreendedorismo Criativo e Inclusão Solidária (Expo Inf-Sol) é um evento promovido pela Prefeitura de Arapiraca, Caixa Econômica Federal e Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH). A feira vai reunir empreendedores dos territórios do Residencial Brisa do Lago, Primavera e Taboquinha, além dos trabalhadores vinculados à Casa do Empreendedor de Arapiraca.
A proposta é dar visibilidade aos empreendedores locais e seus produtos, ampliar a articulação entre eles e criar oportunidades de negócios junto à população do município.
Para o prefeito Rogério Teófilo, o evento oportunizará que os empreendedores locais possam firmar parcerias e fechar negócios importantes para o desenvolvimento social e financeiro de cada um.
“Essa é uma parceria importante para dar visibilidade aos empreendedores de Arapiraca. Tenho certeza que esta é a oportunidade que muitos desses profissionais esperavam”, disse o gestor arapiraquense.
A feira contará com barracas padronizadas, vendas de produtos e oferta de serviços, dos mais diversos setores, nas quais os próprios empreendedores vão apresentar seu fazer criativo e solidário. A Expo Inf-Sol é iniciativa do Projeto Inf-Sol – Inclusão Financeira por meio de Ações Integradas de Economia e Finanças Solidárias, da parceria CAIXA-IADH, que atua nos três territórios participantes da feira, com o objetivo de aplicar tecnologias sociais articuladas com políticas públicas.
Para o coordenador do Inf-Sol pelo IADH, Arturo Jordán, a feira veio coroar um momento importante de maturidade do projeto, quando os empreendedores já passaram por vários processos formativos e de definições sobre seus negócios, com a culminância do lançamento do Aplicativo Aldeia. “O Aldeia foi construído especialmente para atender os empreendedores do Projeto Inf-Sol e será um grande salto de qualidade nos negócios locais”, reforçou Arturo.
Aplicativo Aldeia
Um dos pontos altos da Expo Inf-Sol será o lançamento do Aldeia, um aplicativo customizado para empreendedores locais, inspirado na Economia Solidária e no formato de “rede social”. Por meio do Aldeia, é possível conhecer produtos, serviços e vagas de trabalho. Ou seja, pode-se trocar, comprar ou vender produtos ou serviços. E, para isso, basta ter um smartphone e internet.
Durante a feira, o IADH vai ter uma tenda na praça com profissionais especializados explicando o funcionamento do aplicativo, como cadastrar o perfil (pessoa física ou jurídica); criar currículo (se quiser buscar uma vaga); ofertar vaga de trabalho (se procurar algum profissional); promover produtos e serviços (se empreender); buscar um produto ou serviço que precisa (se precisar comprar algo); negociar e fechar negócios direto na plataforma, tendo contato via WhatsApp, se desejar.
Autor: Erick Balbino