Arapiraca recebe curso da Fiocruz sobre Saúde e Segurança na Escola
Município foi o único do Estado a ser contemplado
Com o objetivo de fomentar a integração intersetorial das escolas públicas com as áreas de educação, saúde, segurança pública, assistência social, justiça e outras envolvidas com o desenvolvimento das políticas públicas, Arapiraca foi um dos 10 municípios do Brasil, único de Alagoas, a participar do curso “Saúde e Segurança na Escola”. O curso é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz-Brasília e com a Universidade de Brasília (UnB), com o apoio dos Ministérios da Educação e da Saúde (via Programa Saúde na Escola).
A capacitação é realizada na modalidade semipresencial e propõe a construção de estratégias de prevenção da violência, abuso de álcool e outras drogas e a construção de uma rede intersetorial.
Nesta quarta-feira, 18, foi realizada a cerimônia de encerramento do curso. A solenidade, que aconteceu no auditório do CRIA, contou com a presença dos cursistas, além de representantes dos órgãos participantes e da secretária de Articulação Política de Arapiraca, a Professora Graça Lisboa.
A apoiadora da Fiocruz, Emyllia Ferreira, explicou como funciona o curso. “No Brasil foram escolhidos 10 municípios, entre eles Arapiraca. A Fiocruz enviou um termo e o nosso Gestor Rogério Teófilo aceitou. Em seguida, em parceria com a Secretaria de Educação, foram escolhidas as escolas que atendem um público em situação de vulnerabilidade social, tanto da zona rural quanto Urbana. E a finalização do curso é a apresentação dos projetos que foram criados e que serão implantados nas escolas no ano de 2020”.
Os trabalhos tiveram início em julho de 2019, 100 pessoas, de vários setores e entidades, foram inscritas no curso. Todos os que concluíram vão receber certificação da Fiocruz. 5 escolas de Arapiraca serão beneficiadas com o projeto, sendo 4 da Rede Municipal.
“Foi maravilhoso! Foi um aprendizado mutuo, porque todo mundo tem o que ensinar e todo mundo precisa aprender. Foi muito especial! Eu sou enfermeira, mas trabalhar com psicólogos, assistentes sociais, professores… todo mundo falando sobre as suas dificuldades, o seu ambiente de trabalho, relacionadas a esse tema contribuiu e ensinou muita coisa para todo mundo”, concluiu a tutora do curso, Ana Paula Oliveira.
Autor: Priscila Anacleto