Prefeitura implanta Projeto das Ouvidorias Locais de Saúde
A Prefeitura de Arapiraca inicia o projeto de implantação das Ouvidorias Locais de Saúde, no Centro de Atenção Psicossocial Nise da Silveira (Caps). E a proposta do Município, através da Secretaria de Saúde, é levar o serviço a 100% das Unidades Básicas de Saúde e Centros Especializados de Arapiraca.
A Ouvidoria é o setor responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo SUS. E tem o papel de funcionar como um canal de mediação entre a população e o setor público.
De acordo com Emmanuelle Costa, superintendente de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa, Arapiraca já possui o serviço de Ouvidoria-Geral do SUS, mas quer fortalecer esse trabalho. Por isso, está iniciando a implantação da Ouvidoria Local de Saúde com o projeto piloto, começando pelo Caps Nise da Silveira, que recentemente mudou de endereço e está funcionando em espaço mais adequado e confortável para usuários e funcionários, no bairro Jardim Tropical.
“O objetivo principal da Ouvidoria Local é aproximar a população ainda mais desse serviço, que é importante ferramenta de participação da sociedade. E com representantes nas próprias unidades de saúde permite mais agilidade no encaminhamento e respostas às demandas”, destacou a superintendente.
A superintendente explica que o trabalho está sendo realizado pelas assistentes sociais, após período de capacitação para desempenhar a função, que exige preparo para atuar mediante cada demanda, que necessita um tratamento e um encaminhamento para dar respostas aos cidadãos.
Para a assistente social Larissy Emmily Saturnino, a implantação da Ouvidoria Local do SUS é um avanço e uma conquista. “Um importante espaço de participação social e um avanço para o Município e o Caps, que também foi a primeira Unidade Especializada a implantar o Conselho Gestor. Essas conquistas promovem a aproximação dos usuários e familiares, além de fortalecer o controle social na unidade”, afirmou.
Ela ainda explica que a ouvidoria vai funcionar de duas formas: presencial, com a atuação das duas assistentes sociais do Caps; e através de formulário, que deve ser preenchido e depositado na caixa da Ouvidoria Local.