Prefeitura e IADH abrem pré-inscrições para Curso Inclusão Socioprodutiva e Financeira
O curso é voltado para servidores públicos municipais e terá duração de 120 horas
O Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), em parceria com a Prefeitura Municipal de Arapiraca, abriu pré-inscrições para o Curso EAD de Inclusão Socioprodutiva e Financeira, destinados a servidores públicos que tenham interesse na área.
Os técnicos das secretarias da Prefeitura de Arapiraca terão a oportunidade de fazer uma imersão virtual no tema da inclusão socioprodutiva e financeira, por meio de uma plataforma – dinâmica e interativa – administrada pelo IADH. Essa facilidade é o diferencial para a assimilação de conteúdos elaborados por especialistas renomados, com tutoria e acompanhamento personalizados. As pré-inscrições devem ser realizadas através do link https://eventos.arapiraca.al.gov.br/, até o sábado (30). O curso será oferecido de forma gratuita, mas as vagas são limitadas. O início das aulas está previsto para 10 de dezembro.
Com 120 horas de duração, o curso é resultado da parceria entre o Instituto e a CAIXA, no âmbito do Projeto de Inclusão Socioprodutiva e Financeira, por meio de ações integradas de Economia e Finanças Solidárias (Inf-Sol), que conferirá certificado aos participantes. Videoaulas, rodas e diálogos e bate-papos virtuais mediados fazem parte da metodologia, que busca interatividade e acompanhamento por instrutores capacitados.
A parceria fortalece o objetivo proposto pela Prefeitura de Arapiraca, que preza pela valorização de seus servidores públicos. Para o prefeito Rogério Teófilo, o curso vai ajudar os servidores a melhorarem ainda mais o serviço ofertado à população.
O curso de EAD será composto por blocos e módulos, conceituais e instrumentais, para que os participantes aprendam à medida que produzem trabalhos concretos, com base nas reflexões e experiências sobre a realidade prática no seu ambiente. Entre as principais temáticas: desenvolvimento local; inclusão socioprodutiva para o desenvolvimento local/territorial; inclusão financeira para o desenvolvimento local/territorial; desenvolvimento institucional e governança; reflexões, métodos e práticas que facilitam a inclusão; e instrumentos de planejamento. De acordo com o coordenador do projeto pelo IADH, Arturo Jordán, “o curso potencializa a atuação da gestão municipal, sobretudo no trabalho de apoio comunitário e à organização dos empreendedores”.
Ao final, o curso pretende que os participantes fiquem aptos a articular ou apoiar a implementação de políticas públicas de inclusão socioprodutiva e financeira no seu âmbito de atuação; organizar, monitorar ou executar planos, projetos e ações de inclusão socioprodutiva e financeira em prol do desenvolvimento territorial; agregar informação e conhecimento na formação de agentes de desenvolvimento; sistematizar informação e a reflexão compartilhada, que contribuam para a aplicação de tecnologias sociais e a gestão do conhecimento sobre as temáticas e melhores práticas de inclusão socioprodutiva e financeira, bem como facilitar a criação de redes e conexões de ideias e ações entre os
participantes.
Autor: Erick Balbino e Assessoria IADH