Obras nas áreas de Saúde, Educação e Infraestrutura transformam Comunidade Cangandu
Obras nas áreas de Saúde, Educação e Infraestrutura, realizadas este ano pela Prefeitura de Arapiraca, já mudam a realidade dos moradores da vila Cangandu, comunidade rural do Município.
Reforma de creche e escola, calçamento da principal via de acesso e ruas já eram comemoradas pela população local e das comunidades vizinhas, também beneficiadas com as obras, que há anos eram prometidas por gestões anteriores, mas sem andamento.
E nesta segunda-feira, mais uma etapa é iniciada. Dessa vez, a reforma da Unidade Básica de Saúde Eloisio Barbosa Lopes, que após 16 anos de inaugurada passa por modernização de sua estrutura física e novos equipamentos. A obra, iniciada na semana passada, deve ser entregue à população até janeiro. Enquanto isso, a Gestão Municipal organizou uma estratégia para dar assistência aos usuários.
“Conversando com o prefeito Rogério Teófilo, antes do início da obra, traçamos uma estratégia para continuar a assistência de saúde à população. Para isso, a Prefeitura está disponibilizando um transporte para levar e buscar os usuários do Cangandu até à UBS do Bom Jardim. Já os agendamentos estão sendo realizados na igreja da comunidade, a fim de facilitar e agilizar o atendimento”, explicou Glifson Magalhães, Secretário de Saúde.
O prefeito Rogério Teófilo realizou visita ao início da obra, acompanhado por secretários, técnicos do Município, moradores, o vereador Fabiano Leão, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rodrigo Lopes, e lideranças políticas. Os elogios seguem a mesma fala, a transformação promovida na comunidade, que reflete na qualidade de vida da população.
“Na verdade, nós estamos fechando um ciclo de compromisso social com a Vila Cangandu. Calçamento, construção de calçadas, reforma de creche, escola e, agora, da Unidade de Saúde. Além de fazermos toda a estrutura física da comunidade Cangandu, nós estamos homenageando três moradores locais, quando escolhemos seus nomes para denominar as ruas pavimentadas: Miguel Eneas dos Santos, Diogo Silva Santos e Ezidio Belarmino da Silva. É uma satisfação trabalhar para Arapiraca e, principalmente, para a zona rural. Além dessa comunidade, outras estão sendo beneficiadas com os programas do Município”, destacou o prefeito Rogério Teófilo.
Entre às comunidades rurais citadas pelo prefeito, pavimentação das comunidades rurais: Vila São Francisco, Capim, Fernandes, Canaã e Vila São José e Flexeiras. “É um trabalho sério, honesto e planejado que estamos fazendo para os arapiraquenses. Com serenidade e equilíbrio, na construção de uma nova Arapiraca, com ações nas zonas urbana e rural”, completou o prefeito.
Sobre os avanços das obras no Município, Teófilo ressaltou a importância das parcerias com parlamentares e o poder legislativo, através de solicitações e aprovações de projetos que possibilitam o desenvolvimento da cidade.
Presente na visita, o vereador Fabiano Leão destacou e parabenizou o empenho do prefeito em atender às reivindicações dos vereadores e da população dessa comunidade. “Há anos, nós solicitamos por obras nessa comunidade. Mas nenhum outro gestor deu ouvido. E agora o trabalho está sendo realizado e elogiado pelos moradores”, completou o vereador e presidente da Uveal.
“Eu não acreditava. Vários governos prometeram, mas essa transformação só está acontecendo agora, com o prefeito Rogério Teófilo. Eu acreditei e agora estou vendo o resultado. Ele honrou o meu voto e superou as nossas expectativas. Todo mundo tem uma certeza: o melhor já chegou para o Cangandu”, afirmou Vilma Belarmino
O prefeito ainda anunciou para os moradores e os presentes na visita, o processo licitatório para a obra de pavimentação que une a Vila Cangandu ao bairro Canafístula. O maior programa de pavimentação de Arapiraca chega a 300 ruas e ressalta o compromisso da Gestão Municipal com a dignidade da população.
“É um processo de transformação para a comunidade, todas essas obras que estão sendo realizadas aqui no Cangandu pela Administração do Prefeito Rogério Teófilo e sonhada por nós moradores. A gente vê o trabalho dessa prefeitura, que realmente voltou o olhar para a zona rural, há décadas esquecida. E para a minha família, uma alegria ainda maior, receber a homenagem, em forma de reconhecimento, da escolha do nome do meu pai para a principal rua de acesso do nosso povoado, Miguel Eneas dos Santos”, declarou Petrúcia Ferreira, moradora da Vila Cangandu.
(Fotos: Samuel Alves)