Campanha Novembro Azul alerta para os cuidados com a saúde do homem
Com o objetivo de alertar a população sobre a conscientização e os cuidados com a saúde do homem, a Prefeitura de Arapiraca adere ao movimento Novembro Azul, que trata da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, e realiza uma série de atividades até o final do mês.
Para dar ênfase à temática, a Secretaria Municipal de Saúde firma parceria com às Unidades Básicas de Saúde, empresas e órgãos municipais, que acolhem a campanha e, através de mobilizações, orientam o público masculino a cuidar melhor da saúde, com palestras, salas de espera, blitz educativa em espaços públicos, oferta de testes rápidos e exames.
Segundo a enfermeira Juliane Bispo, coordenadora Municipal da Saúde do Homem, o foco da campanha Novembro Azul é o combate ao câncer de próstata, mas também é uma maneira de chamar a atenção dos homens para a prevenção de doenças, incentivar a rotina de consultas e exames e estimular hábitos saudáveis.
“Em todo o Brasil, o movimento Novembro Azul une a sociedade em torno de ações que objetivam a conscientização e os cuidados com a saúde do homem, sobretudo em relação ao câncer de próstata, mas também o mês do Dia Mundial do Diabetes, que já atinge mais de 400 milhões de pessoas no mundo, causando mais de 5 milhões de mortes anuais” ressaltou a coordenadora.
Dados
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tipo da doença que mais mata homens no Brasil. São cerca de 1.1 milhão de casos e 307 mil mortes anuais em todo o mundo. O risco estimado é de cerca de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens.
“O diagnóstico precoce de câncer de próstata possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas. Segundo indicação do Instituto Nacional do Câncer (INCA), O PSA deve ser utilizado nas avaliações de homens com sinais e sintomas sugestivos de câncer de próstata, na recorrência bioquímica, após tratamento, e no monitoramento de diagnóstico prévio”, explicou Juliane Bispo.
Na programação das UBS, esta semana a Prefeitura seguiu o cronograma de atividades nas Unidades Básicas de Saúde, com estratégias para chamar a atenção do público masculino, o chamado Dia D.
Na UBS do bairro João Paulo II, a gerência preparou uma sala de espera, com acolhimento aos usuários, mesa de lanches saudáveis, autorização para o exame PSA, palestra com a equipe do Nasf, brindes e corte de cabelo.
“A ideia, durante este mês, é intensificar as ações para estimular nos homens o cuidado com a saúde. Para o Dia D, nós convidamos o público masculino da comunidade e elaboramos uma programação especial”, afirmou Iza Caroline Bezerra, gerente da UBS.
O aposentado José Agostinho Filho, 84, atendeu ao convite da equipe e participou da programação. “Eu cheguei cedo, acho importante cuidar da saúde e aproveitar a oportunidade da campanha para atualizar exames. E ainda estou saindo com mais conhecimento, depois da palestra, e com os cabelos cortados. Estão todos de parabéns”, declarou o aposentado.
Já a UBS do bairro Cavaco, a estratégia adotada foi levar a ação para a via pública, com a realização de uma blitz educativa e, em parceria com os profissionais da unidade, da Secretaria de Saúde e do curso CEPROAL, também ofertou testes rápidos de glicemia, hepatite, HIV, Sífilis e aferição de pressão arterial.
“Semanalmente, o público masculino tem um dia dedicado aos cuidados com a sua saúde, na UBS. Então optamos em realizar uma ação externa para chamar a atenção da população, com a blitz, focando na prevenção do câncer de próstata. Os homens geralmente são mais resistentes na hora de buscar os serviços na unidade, por isso montamos estratégias”, explicou Mariana Louise Cavalcante, gerente da UBS Cavaco.
(Fotos: Samuel Alves)
(Fotos: Genival Silva)
Autor: Ana Maria Cavalcante