Alunos da Rede Municipal prestigiam Feira Literária de Arapiraca
Começou a 2ª edição da Feira literária de Arapiraca – Fliara. Realizada na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro da Cidade, a Feira reuniu alunos da Rede Municipal de Ensino. No primeiro dia os visitantes puderam assistir talentos da terra, como apresentações dos alunos das turmas de canto e violão. Eles deixaram o público encantado!
Os estudantes da Escola de Ensino Fundamental Hugo José Camelo Lima prestigiaram o evento.
A professora de Português e Inglês, Ivani Gustavo, elogiou a iniciativa. “Educação não é só na sala de aula, cultura não é só na sala de aula. A Fliara é uma oportunidade para a gente trazer os alunos para que eles possam conhecer um pouco mais sobre a cultura, principalmente da nossa cidade”.
Rafael Francisco é estudante da rede municipal e gostou das apresentações dos grupos da Escola de Artes. “O evento está muito bom. É interessante conhecer o talento de outras pessoas e eles estão de parabéns”.
Jonatah Ribeiro disse que a Fliara é uma excelente oportunidade para interagir com os amigos e trocar ideias sobre tudo que aprenderam. “A arte está presente em nosso dia a dia, tudo que a gente olha tem arte e é muito importante a gente poder estudar um pouco mais sobre isso, principalmente na escola”.
A aluna, Emily Tauany, parabenizou a organização da Fliara. “Estão todos de parabéns por realizar um evento desse porte, levar conhecimento e cultura para Praça Pública para que todas as pessoas possam ter acesso”.
Os alunos também visitaram as exposições de Artistas da terra, como Tonny Silva e Zezito Guedes, que estão disponíveis no Museu que leva o nome do Artista.
O Museu Zezito Guedes, que completou 10 anos em 2019, guarda ainda um grande acervo que conta a história de Arapiraca.
A abertura oficial vai ser realizada à tarde. A cerimônia vai contar com a presença do prefeito de Arapiraca Rogério Teófilo. A programação segue até o próximo sábado (30) e vai contar com Visitações, Rodas de Conversa, Coral de alunos, Show musical, Café Literário e muito mais. Além a programação voltada para o público infantil que acontece dentro da Fliarinha, com Piquenique Literário | Contação de História, Cordel, Grupos de Dança, entre outros.
Erivan Alves, Subsecretária Municipal de Educação destacou o trabalho conjunto entre as Secretarias de Educação e de Cultura. “O primeiro ano da Fliarinha deu certo. Nós tivemos essa parceria com a Cultura onde nossos alunos visitaram alguns estandes e participaram de algumas contações de história. Agora em 2019 será para valer. A educação está com escolas lá de manhã, à tarde e à noite. Desde o ano passado a Secretaria de Cultura, através da Secretária Rosângela Carvalho, nos procurou para que a gente pudesse fazer essa parceria. E isso é muito importante afinal educação e cultura andam juntas”.
As crianças encantaram o público. Alunos do ensino fundamental das escolas municipais apresentaram espetáculos como “O Rato” , “O Pequeno Príncipe” e “’Dança Afro”.
Para o Valdemir Barbosa, Diretor da Escola Maria das Dores, a Fliara é uma oportunidade para dar visibilidade ao trabalho realizado com os alunos, em sala de aula.
“Quando recebi o convite fiquei muito feliz por fazer parte e contribuir com a Fliara. Que essa feira sirva de exemplo para Alagoas porque o nosso objetivo é formar leitores e esse aqui é um projeto incrível”.
Adriana é servidora pública e trouxe a sobrinha, Sofia, de 1 ano para assistir as apresentações. “Eu acho importante incentivar desde cedo esse contato com a literatura e a cultura. O evento está belíssimo e por isso eu fiz questão de trazê-la”.
Nayane Cristine é mãe da Nataly, de 6 anos, ela disse que não tinha noção do potencial da filha e que ficou surpresa quando viu o resultado. “Ela é muito tímida e ainda tem essa idade, eu não achei que ela fosse se desenvolver assim, mas quando eu assisti eu chorei. Fiquei emocionada com a desenvoltura da minha filha”.