23 de outubro de 2019

Cria Mais Perto de Você atende mais de 4 mil pessoas em menos de 2 meses

(Fotos: Samuel Alves)

 Jackeline Batista de Souza esperava há 3 anos para realizar a ultrassonografia Pélvica e Endo. A dona de casa comemorou a ida do programa Cria Mais Perto de Você para a comunidade. “Esse mutirão foi ótimo para mim, maravilhoso, principalmente aqui no bairro que tem muita gente carente e que precisa fazer muitos exames , mas sem condições de pagar. Aí, uma ação dessa realizada aqui no bairro é ótima. Estou muito feliz por ter feito o exame e  também pelo resultado, porque o doutor disse que eu não tenho nada. Graças a Deus o exame não deu nada”.

Luzia Tenório Cavalcante é ajudante de Serviços Gerais e sofre com dor e queimação nos olhos. Ela estava esperando há mais de 6 meses por uma consulta com Oftalmologista. “O mutirão foi a melhor coisa, agora vou poder descobrir o que tenho e resolver esse problema”.

Essa é a 7ª edição do Cria Mais Perto de Você. Em menos de dois meses, o programa já atendeu mais de 4 mil pessoas dos bairros São Luiz, Itapoã, João Paulo II, Planalto, Vila Bananeira, Canaã e Manoel Teles.

Para o Secretário de Saúde, Glifson Magalhães, um trabalho como esse gera paz, redução da demanda reprimida, oferta serviço de qualidade e amplia a capacidade de diagnóstico. “Esse programa vai rodar todas as unidades de saúde e quando acabar, vamos começar de novo. Esse programa não vai parar tão cedo”, afirmou o Secretário. 

                                          Secretário Glifson Magalhães acompanha mais uma edição do programa

John Kennedy tem 8 anos e tem epilepsia. Por causa das crises que tem se agravado, a família resolveu vir morar em Arapiraca há 5 meses. “Aqui o atendimento de saúde é melhor, na cidade onde eu morava faltava até vacina. O médico disse que ele precisa tomar remédio, mas para isso precisa fazer alguns exames. E por esse motivo essa ação é tão importante, meu filho já vai ser atendido pelo neurologista”, explicou a mãe, Lucielma Pinheiro. 

A Secretária de Articulação Institucional, Professora Graça Lisboa, também acompanhou a ação. Eu acho um programa maravilhoso, inclusive, eu fico encantada a cada vez que eu vou a uma edição do Cria Mais Perto de Você, eu vejo a vantagem, eu vejo o atendimento, profissionais de qualidade, usuários satisfeitos. E mais do que isso, nós estamos chegando na ponta, levando o atendimento e eu tenho certeza, com as edições que virão nós vamos minimizar bastante as demandas das UBS. Com isso a gente desafoga um pouco o hospital Regional e o principal objetivo, que  é dar uma assistência ao nosso usuário.”

É uma honra para nós saber que o município, a cada dia vem melhorando essa situação da saúde e sempre contando com a presença dos profissionais da saúde que dão o melhor aqui no bairro Manoel Teles. Eu sei que o prefeito sempre vem fazendo maravilhas aqui no bairro Manoel Teles e não ia deixar de trazer o Cria Mais Perto de Você para aqui também. Porque é uma população volumosa e todos estão felizes porque sabem que o compromisso do Prefeito Rogério Teófilo é grande. O povo aqui agradece a ele por ter pensado nesse bairro para a vinda do programa”, falou o Líder comunitário do bairro Manoel Teles, Iclésio Santos.

A Agente de Saúde Cleonilza dos Santos disse que isso que está acontecendo é muito importante, porque desafoga o trabalho das equipes das unidades de saúde.

 A maioria dos usuários atendidos precisava de atendimento oftalmológico. Era o caso de dona Fátima da Silva Souza, que há dois anos esperava pela consulta. “Eu uso óculos, mas tenho carne crescida no olho. Aí estou precisando trocar os óculos, mas o médico falou que só depois do exame. Ai eu fiquei muito feliz quando fui chamada para fazer aqui”.

Para o médico Roberto César Amorim, que participou pela terceira vez do Cria Mais Perto de Você, é uma satisfação contribuir em um programa como esse. “Quando a gente lida com os pacientes mais carentes é sempre uma satisfação a mais, porque sabe que está ajudando pessoas que precisam bastante. Eu espero solucionar o problema de todos”.

Ele concluiu dizendo que uma ação como essa é muito útil pela carência que existe desse tipo de consulta: “ Nas outras unidades, eu peguei muitos pacientes com catarata, com glaucoma e que nem sabiam que tinham o problema. E por isso não tratavam a doença e pioravam a cada dia. A gente agora vai diminuir esse sofrimento das pessoas”.   

Quem participa da organização do programa fica feliz em contribuir para melhorar à vida da população e atendê-la conforme a necessidade. “Cada edição é pensada baseada nas demandas dos bairros. Não são as mesmas especialidades em todas as edições. Aqui para o Manoel Teles, por exemplo, trouxemos ginecologista, alergista, otorrinolaringologia e oftalmologista”, concluiu Erica Paula, coordenadora da Saúde Bucal.

O Prefeito Rogério Teófilo parabenizou a toda a equipe envolvida no Cria Mais Perto de Você. “É um atendimento in loco, esse é um trabalho de humanização que a Secretaria de Saúde tá fazendo em cada localidade. Além do atendimento através da consulta e do remédio, nós estamos agora aí diversos atores da área de saúde para atender a essa demanda reprimida. O programa voltará outras vezes ao bairro Manoel Teles”, explicou o Prefeito.

(Fotos: Samuel Alves)

Autor: Priscila Anacleto