15 de outubro de 2019

Arapiraca dá oportunidade de educação a milhares de pessoas do interior de Alagoas

Graças a valorização da produção do saber, Arapiraca se tornou responsável por promover mão de obra qualificada para atender as demandas de toda a região Agreste e Sertão de Alagoas, passando a ser primordial no processo de desenvolvimento econômico, social e cultural.

Sem dúvida Arapiraca é destino certo para jovens de várias cidades do interior quando o assunto é oportunidade, principalmente em educação. Com menos de um século de idade, a Capital do Agreste é segundo maior polo de educação do estado.

Para a estudante de Letras da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Marília Costa, de 25 anos, Arapiraca foi um divisor de águas, pois aqui ela tem conquistado sonhos e lutado para se tornar uma boa profissional.

Marília é moradora da zona rural de Jaramataia, cidade localizada no início do Sertão. Ela sai de casa todos os dias às 17 horas para poder pegar o ônibus e vir estudar em Arapiraca, percorrendo diariamente cerca de 50 km para chegar até a universidade e mais 50 km para voltar para casa.

“A cidade onde moro é muito pequena e não tem instituição de Ensino Superior. Em Arapiraca eu tenho a oportunidade de me dedicar aos estudos e me desenvolver tanto profissionalmente quanto como pessoa, pois a educação é o único modo de nos fazer crescer e mudar pra melhor”, disse ela.

Polo em Ensino Superior

De acordo com dados coletados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a cidade de Arapiraca possui 68 cursos de Ensino Superior, dentre os quais está a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que passou por processo de interiorização em 2007, dando ainda mais oportunidade a milhares de alagoanos do interior do estado.

É o caso da estudante Amanda Magalhães, de 22 anos, que cursa o 3º período de Medicina na Ufal Arapiraca. Segundo ela, estudar na cidade onde nasceu sempre foi um sonho.

“Apesar de todas as dificuldades de implantação de um curso novo, as pessoas que eu conhecia que cursava medicina na Ufal Arapiraca sempre falava muito bem da formação, o que me fez querer muito estudar aqui. Apesar de ter iniciado o curso em uma faculdade particular de Maceió, estudar em casa tem muitas vantagens”, disse ela.

Poder se dedicar integralmente ao curso e, no futuro, ajudar no desenvolvimento de Arapiraca foram alguns dos motivos que a fizeram voltar para estudar na cidade.

“Arapiraca hoje é um polo de conhecimento, e na área da Saúde, da qual faço parte, tem formado grandes profissionais. A maioria das pessoas que cursa medicina na minha turma, por exemplo, é de Arapiraca ou de outras cidades do interior de Alagoas. A tendência é que, após formados, esses profissionais continuem por aqui, ajudando no desenvolvimento da nossa região”, continuou a estudante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *