Setembro Amarelo: estudantes levam mensagem de otimismo à Prefeitura
Grupo visitou todas as secretaria do Centro Administrativo (Foto: Breno Airan)
Todo mês é mês para se falar sobre suicídio, tema que ainda é um tabu nas rodas de conversa e ambientes de trabalho.
O enfoque nele ganha força durante o Setembro Amarelo, que contempla o assunto de maneira cada vez mais aberta com o passar dos anos.
Pesquisas recentes mostram que a ansiedade, a depressão e a síndrome do pânico têm tomado proporções que chegam a atingir, sobretudo, os mais jovens.
Eles distribuíram abraços por onde passavam (Foto: Breno Airan)
Por isso a necessidade de se falar sobre o tema. E foi isso o que fizeram os estudantes da Escola de Enfermagem Santa Bárbara, que funciona no Centro de Arapiraca.
Eles “invadiram” os corredores e salas das secretarias do Centro Administrativo Antônio Rocha com uma mensagem de otimismo.
Camisas, colares e cartazes transbordavam positividade e boas vibrações com frases como “Você é mais forte do que imagina!”, “Quer um abraço?” e “Você é necessário!”.
“Gritos de guerra” pela vida eram feitos a todo instante (Foto: Breno Airan)
Esta ação contou com a parceria direta da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Promoção da Saúde e da Rede de Atenção Psicossocial do Município.
“O nosso futuro é o presente. Então viva a vida! Precisamos espalhar essa mensagem e, sempre que possível, conversar com as pessoas, abordando-as sempre com alegria, perdoando quem a gente precisa perdoar e oferecendo uma palavra amiga”, diz o futuro técnico em Enfermagem, José Ricardo das Graças Gonçalves Jr., de 19 anos.
Ele e dezenas de alunos do último período do curso levaram este grito pela Prefeitura e também, dois dias antes, na terça-feira (10), para quem passava pela Praça Deputado José Marques da Silva, no Centro.
Tudo era acompanhado por muita música e animação (Foto: Breno Airan)
Segundo a professora e enfermeira Greiziane Feitosa, diversas outras ações estão acontecendo em paralelo. “Na Escola Santa Bárbara, estamos com o ‘Correio de Elogios’, a fim de os estudantes falarem sobre os pontos positivos dos colegas. No próximo dia 27, faremos também apresentações teatrais dialogando sobre suicídio e depressão. Precisamos falar sobre isso não apenas este mês, mas o ano inteiro”, pontua.
Na última terça (10), reverenciando o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a Prefeitura de Arapiraca levou para as ruas do Centro esta mesma mensagem que deve perseverar: sua vida importa!
Os servidores ouviram os apontamentos com atenção (Foto: Breno Airan)
Autor: Breno Airan