Prefeitura de Arapiraca capacita agentes de trânsito com pilotagem defensiva
O curso teórico e prático de pilotagem defensiva para agentes de segurança viária (ASV) aconteceu durante todo o dia desta quinta-feira (26), na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e na pista improvisada no Lago da Perucaba, em Arapiraca.
As aulas teóricas foram realizadas pela manhã no auditório da SMTT, ministradas pelo analista de Marketing da Dismoto, Jame Wellington e o instrutor de pilotagem César Vitório. Ambos fazem parte do projeto NOA Dismoto – Moto Amiga.
Para o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, a capacitação técnica dos agentes de trânsito condutores de motocicletas é uma exigência estabelecida pelo próprio órgão e prioriza também a segurança da própria população no trabalho prático nas ruas da cidade.
“Aprimorar a capacidade técnica dos agentes reflete também em um trânsito mais seguro e mais confiável para a população de Arapiraca, que mantém agentes de trânsito cada vem mais especializados na fiscalização sobre duas rodas”, avaliou Ricardo Teófilo.
De acordo com o diretor de Fiscalização da SMTT, Genival Bezerra, o curso visa capacitar os agentes que utilizam motocicletas no dia a dia do trânsito de Arapiraca e eles precisam estar atualizados e qualificados com a prática da pilotagem sobre duas rodas.
“É de extrema importância capacitar os agentes de trânsito, principalmente os que habitualmente pilotam motocicletas para que eles possam dar o exemplo nas ruas da cidade e guiem as motos com segurança e proteção para suas vidas”, destacou Genival Bezerra.
O curso de pilotagem defensiva é uma parceria da Prefeitura de Arapiraca com o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (DETRAN/AL), para incrementar as ações do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM).
“O curso tem a finalidade de melhorar a habilidade de condução dos pilotos e de aprimorar as informações técnicas em relação ao uso da motocicleta e o manuseio dos equipamentos de segurança, visando reduzir acidentes”, afirmou Edira Soares, coordenadora do PSVM.
A analista de trânsito do Detran de Alagoas relatou também que o curso tem o apoio da empresa Dismoto, que tem demonstrado interesse em capacitar cada vez mais os condutores de motocicletas.
A Diretoria de Educação para o Trânsito da SMTT de Arapiraca (DET) organizará a realização de outro curso para o mês de outubro.
Autor: Fábio Lopes