4 de setembro de 2019

Município intensifica ações de cuidados a pacientes com diabetes na UBS Verdes Campos

(Foto: arquivo UBS Verdes Campos)

Os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Neuza Cantidiano, no Bairro Verdes Campos, ganharam um dia dedicado aos cuidados e diagnóstico do diabetes. Nesta quarta-feira (4), a equipe de saúde intensificou o trabalho, que já vem sendo realizado com a comunidade,  através da oferta um mutirão de saúde.

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem fortalecido estratégias para aproximar a população dos serviços de saúde, com o propósito de possibilitar uma melhor qualidade de vida à população.

Jéssica Lane, enfermeira e gerente da UBS, explica que a unidade foi toda organizada para o chamado “DIA D” do diagnóstico de diabetes mellitus (DM) e rastreio da neuropatia diabética, que é uma complicação frequente em pacientes diabéticos. 

“A ação foi organizada com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença, o diagnóstico, a importância do controle e dos fatores de risco. E, ainda, através de busca ativa na região, aproximar as pessoas da UBS e saúde”, destacou a gerente.

Programação

O evento, que aconteceu durante todo o dia, contou com: avaliação dos pés diabéticos; atendimentos  médico, psicológico, nutricional, de enfermagem e farmacêutico. Além de atividades com o educador físico. Na ação, a equipe da UBS conto com  a parceria Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) e CEPROAL. Os usuários ainda contaram com os serviços de verificação de glicemia e pressão arterial, além de avaliação do Índice de Massa Corporal. 

(Fotos: arquivo UBS Verdes Campos)