Missa do 7 de Setembro: “sejamos independentes de todos os males”, diz pároco
Igreja estava repleta de alunos da Rede Municipal de Ensino (Foto: Genival Silva)
Como já é tradição, o Dia da Independência na cidade de Arapiraca, antes mesmo da revista às tropas, hasteamento das bandeiras e desfile, começa com as bênçãos da missa de ação de graças.
Ela aconteceu a partir das 7h30 deste sábado (7) na Paróquia Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, no Centro, com presença de diversas autoridades.
Várias autoridades prestigiaram a abertura da programação do Dia da Independência em Arapiraca (Foto: Genival Silva)
Ao lado da primeira-dama dra. Lúcia Cajueiro, o prefeito Rogério Teófilo, como em todos os anos, prestigiou a celebração eucarística e fez a Primeira Leitura. Ele estava acompanhado de seu secretariado, os vereadores Thiago ML, Melquesedec Oliveira e Gilvânia Barros, deputado estadual Tarcizo Freire e dos chefes de instrução do Tio de Guerra 07/015 de Arapiraca, sargento Eduardo, e do TG 07/022 de Teotônio Vilela, sargento Firmino.
Conduzindo a missa, estavam o pároco da concatedral, o padre Antenor Montenegro Jr., o padre José Adeilton e o diácono Admar Batista.
O prefeito Rogério Teófilo fez a Primeira Leitura (Foto: Genival Silva)
Em seu sermão, o pároco colocou o fato de que o respeito à dignidade do ser humano é uma das principais premissas para a real liberdade.
“Quando há partilha, não há fome nem guerra. Quando dividimos o nosso pão com nossos irmãos, melhores horizontes surgem à nossa frente. O Brasil é um país continental. Nossa casa é a nossa nação. Devemos cuidar dela e de quem mora dentro dela. Devemos ser independentes de tudo que é mal. Devemos depender apenas uns dos outros”, pontua o padre Antenor Montenegro Jr.
Hasteamento dos pavilhões aconteceu logo após a cerimônia religiosa (Foto: Genival Silva)
Para o prefeito, este é também um momento de reflexão. “Um país só se torna independente de verdade com a Educação, com investimentos sérios nessa área”, diz Rogério, que é também educador e grande entusiasta da área.
Ao término da missa, todos desceram para o hasteamento dos pavilhões e, em seguida, foram para as demais solenidades do 7 de Sete de Setembro.