Arapiraca mantém tradição e reúne gerações de famílias no desfile de 7 de Setembro
Neste sábado (7), dia da Independência do Brasil, as principais ruas do centro de Arapiraca foram ocupadas por uma multidão, que foi prestigiar o tradicional desfile do 7 de Setembro, organizado pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte.
Na Avenida Rio Branco, local da concentração do desfile cívico-militar-estudantil, o clima foi de patriotismo. Com bandeiras do Brasil nas mãos, o público contribuiu com a beleza do evento, que contou com a participação de grupamentos militares, entidades e escolas municipais.
No meio da multidão, crianças, jovens, adultos e idosos. Gerações de famílias se reuniram para comemorar o Dia da Independência do Brasil. Entre elas, Aparecida Mendes, mãe de Prisciliane Matta e Susanne Quelle; e avó de Ana Luiza.
“Reunimos as três gerações para assistir o desfile. Eu confesso que não gosto muito de multidões, mas está tudo tranquilo e organizado. E eu não poderia deixar de participar desse momento com minhas filhas e minha neta”, destacou Aparecida Mendes.
Enquanto assistia o desfile, os olhos de Aline Francielle, que estava acompanhada da sua filha Isadora Beatriz, de 1 ano e 10 meses, procuravam uma integrante, em especial. A sua mãe, a Dona Maria, que desfilou pela Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Arapiraca.
“Eu sempre participei das comemorações do 7 de Setembro, acompanhada da minha mãe. Agora sou eu que trago a minha filha. Eu acho importante manter essa tradição, que reúne as famílias nesse evento tão bonito. E esse ano, ainda mais especial, com a minha filha no colo, vendo a avó dela desfilar”, declarou Aline Francielle.
O evento provoca emoção a quem assiste e também a quem desfila. Phelipe Andrade, 14 anos, desfilou pela primeira vez, no pelotão do Colégio da Polícia Militar Tiradentes, unidade escolar onde estuda. Ele explica que a preparação para esse dia, que considera especial, começa cedo.
“Depois da preparação no nosso colégio, que acontece desde o início do ano e se intensifica nos últimos dois meses, desfilar é gratificante e um orgulho. Eu me sinto feliz em participar dessa experiência e mostrar à população o resultado da nossa dedicação”, afirmou o estudante.
Um evento do porte do Desfile do 7 de Setembro, que reúne uma multidão nas ruas, é também uma oportunidade para ambulantes aumentar o faturamento. Vendedores de água mineral, algodão doce, pipoca e sorvete estão entre os que se destacam no percurso do evento.
Joseildo dos Santos, vendedor de sorvete, explica que aproveita o feriado para ganhar um dinheiro extra. Durante a semana ele já trabalha no Centro, com o seu carrinho. E confessa que a venda supera os 50%.
“Hoje é uma oportunidade para vender mais. Por isso eu troquei o meu descanso pelo trabalho e não posso reclamar. Ainda assisto o desfile, que é sempre bonito e alegre”, completou.
Após o desfile, encerrado com aplausos da população, que contou com uma estrutura de apoio que garantiu organização e segurança, o Prefeito Rogério Teófilo agradeceu a participação popular e o envolvimento de todas as secretarias e órgãos para o sucesso do evento.
“Democracia se faz com participação popular e com civismo. O 7 de setembro é Dia da Independência do Brasil, mas nós precisamos, no cotidiano da vida, fazer a independência da nossa juventude, da nossa sociedade. E a Administração Pública, não só pelo desfile, mas pela contribuição, através do desenvolvimento econômico, cultural , saúde e educação, fazer a verdadeira independência da cidade de Arapiraca”, ressaltou o prefeito Rogério Teófilo.
Foto: Genival Silva
Fotos: Lucas Ferreira
Autor: Ana Maria Cavalcante