Secretaria de Saúde confirma um caso de sarampo e define estratégias para o Município
Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebem, nesta quarta-feira (14), no Centro Administrativo Municipal, equipe da Coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que avaliou as estratégias de ação implantadas, a partir da identificação do caso de Sarampo notificado em Arapiraca.
De acordo com dados da SMS, até o momento foi notificado apenas um caso de sarampo em Alagoas. Um jovem de 27 anos, residente em Arapiraca, com histórico de viagem à Salvador. E foi a partir dessa confirmação, na última quinta-feira (8), que a Prefeitura, através da SMS articulou as ações para o Município.
Entre elas, a investigação do caso suspeito, coleta de material para sorologia, identificação dos contatos e bloqueio vacinal dos mesmos. “Além do bloqueio vacinal para os contatos, realizado até 72 horas após a notificação do caso, continuamos com ações em nível de intensificação das vacinas, através das UBS, atividades educativas nas próprias unidades de saúde, em escolas e através dos veículos de comunicação e site oficial da Prefeitura de Arapiraca”, destacou Adriana Duarte, coordenadora Municipal de Imunização.
A coordenadora reforça que a vacinação contra o sarampo, preconizada pelo Ministério da Saúde, é indicada à população de 1 a 49 anos de idade, que não tomou vacina tríplice viral ou que possui o cartão de vacina com esquema incompleto; e para os profissionais de saúde que atuam nos hospitais.
A prefeitura, como uma das medidas de ação, abre as salas de vacinação dos Centros de Saúde aos sábados. E no 5º Centro, também aos domingos. “A ampliação do serviço é um reforço ao atendimento à população. Mas vale lembrar que todas as Unidades Básicas de Saúde de Arapiraca já realizam a rotina de vacinação contra o sarampo durante todo o ano”, completou Adriana Duarte.
(Fotos: Samuel Alves)