Busca Ativa Escolar: Comitê apresenta números iniciais do município
Na manhã dessa terça-feira (27), o Comitê Gestor do Busca Ativa Escolar esteve reunido, no Centro de Formação de Professores, no bairro Alto do Cruzeiro, a fim de debater os primeiros resultados obtidos quanto aos índices de evasão escolar do município arapiraquense.
De acordo com a coordenadora Operacional do Comitê, Genilda Lessa, foi importado o censo escolar dos alunos matriculados em 2017 que não apareceram na matrícula em 2018.
Nessa análise foram detectados 1132 casos de alunos em situação de evasão só no município arapiraquense.
Ainda segundo ela, desse número apresentado, os técnicos da Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Smede), conseguiram localizar pouco mais de 530 alunos evadidos.
“Estamos com os casos em alerta na plataforma em processo de análise técnica e gestão de casos que estão sendo verificados pelos coordenadores das Instituições de Ensino cadastrados no sistema como verificadores, buscando todas as informações possíveis dos alunos, incluindo nos Centros de Educação Infantil e Escolas”, destacou Genilda Lessa.
Quanto aos dados do município a nível nacional, o gráfico mostra a evolução do trabalho na plataforma.
O Comitê Gestor do Busca Ativa Escolar é responsável pela mobilização da sociedade local para o enfrentamento dos problemas relacionados a evasão escolar nos municípios. Ele atua na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola e/ou em situação de evasão.
Para entender um pouco mais sobre o comitê: https://buscaativaescolar.org.br/