Aleitamento materno é tema de simpósio do Agosto Dourado em Arapiraca
Uma das etiquetas aplicadas ao mês de agosto é a de cor dourada, em incentivo ao aleitamento materno. Pensando na importância do tema para mães e pais, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nesta quarta-feira (28), o 1º Simpósio Municipal de Aleitamento Materno e Introdução Alimentar, no teatro do Sesc Arapiraca.
O Simpósio foi destinado para os profissionais que trabalham diariamente no Programa Saúde da Família, nos Centros e Unidades de Saúde de Arapiraca, como forma de capacitá-los a incentivar mães e pais que a melhor forma de alimentação de bebês é através do leite materno.
Durante o simpósio, os profissionais da Saúde de Arapiraca participaram das palestras “Novos Conhecimentos em Aleitamento Materno”, ministrada pela nutricionista Dra. Mônica Lopes Assunção; Introdução Alimentar: “Compartilhando Experiências e Atualizando Evidências Científicas”, ministrada pela nutricionista especialista Alana Sampaio Fernandes; e “Contribuição da Fonoaudiologia para Alimentação de Bebês e Crianças”, ministrada pela fonoaudióloga e consultora em amamentação, Ana Maria Mendes Mugnaine.
Representando o prefeito Rogério Teófilo, esteve presente ao encontro o secretário Municipal de Saúde, Glifson Magalhães, a superintendente de Atenção à Saúde, Rafaela Albuquerque, e a coordenadora de Saúde da Criança, Lousanny Rocha
BANCO DE LEITE
É importante reforçar, inclusive, que Arapiraca conta, há 11 anos, com um Banco de Leite Humano (BLH), localizado no centro da cidade, ajudando mães e bebês durante o processo de desenvolvimento.
Toda mulher, quando está amamentando, tem a possibilidade de se tornar uma doadora. Além de apresentar excesso de leite, a mulher deve ser saudável e não usar medicamentos que interfiram na amamentação.
No caso de Arapiraca, essa doação pode ser realizada no próprio BLH, que fica localizado na rua Padre Cícero, ao lado do 5º Centro de Saúde, ou solicitando o atendimento domiciliar. Com o leite materno, o bebê fica protegido de infecções e diarreias, além de se desenvolver melhor, diminuindo o tempo de internação.