Agosto Lilás: comunidade Mangabeiras recebe programação com exames gratuitos e palestras
Dando continuidade às ações do Agosto Lilás, que traz debates e conscientização que fomentam o combate à violência contra a mulher, cerca de 800 famílias que moram na comunidade Mangabeiras ganharam uma programação contra a violência doméstica na tarde desta quarta-feira (21), na Creche Escola Sebastião Bezerra Guimarães.
Na ocasião, os moradores receberam ações das secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde aferição de pressão arterial, teste de HIV, vacinação e informações sobre o Bolsa Família, e do Cesmac do Agreste, que prestou orientação a comunidade por meio de seu Núcleo de Práticas Jurídicas. Ainda foram disponibilizadas atividades recreativas para as crianças.
“Falar sobre os tipos de violência doméstica e familiar e conscientizar não só a mulher, mas também toda a sociedade é muito importante e, graças a secretaria de Desenvolvimento Social, as comunidades arapiraquenses estão recebendo várias ações que beneficiam a população”, destacou o prefeito Rogério Teófilo.
O magistrado Alexandre Machado, que é titular do Juizado da Mulher de Arapiraca, falou sobre a importância da programação e ressaltou a parceria com a prefeitura durante todo o mês com palestras em escolas e comunidades com maior índice de violência, a fim de aproximar o Judiciário da população.
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Airan, frisou que o empenho é necessário para mudar a mentalidade da sociedade sobre o tema.
(Fotos de Lucas Ferreira)
Autor: Lohuama Alves