Novo empreendimento: Arapiraca ganha grande livraria
Local ficou lotado na abertura, com direito a música da banda Lirius (Foto: Breno Airan)
A literatura está no ar. Parece mesmo um sonho se concretizando na segunda maior cidade de Alagoas: acaba de ser inaugurada a Livraria Nobel, no Arapiraca Garden Shopping, bairro de Santa Edwiges. Além de incentivar a produção e o consumo literário, o novo empreendimento também gera novos empregos.
Funcionando desde o último sábado (13) com diversas promoções de estreia, a rede é considerada uma das maiores do Brasil.
No dia de abertura, havia filas para entrar e conferir todo o material disponibilizado, que via além das obras literárias, contando também com souvenirs e outro itens para presentes.
Mas no campo da literatura, Arapiraca agora está bem abastecida. “Meu receio era ter apenas best-sellers. Vejo que veio muita coisa boa para a gente se debruçar”, diz o estudante de do 7º período de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Victor Farias, de 21 anos, com exemplares de Clarice Lispector e Cristóvão Tezza nas mãos.
A fila para conhecer o empreendimento no dia de inauguração estava grande (Foto: Breno Airan)
De fato, os tópicos transitam por várias áreas: desde os “mais vendidos” até os livros esotéricos, como “Sapiens”, de Yuval Noah Hariri; “1984”, de George Orwell; “O Conto da Aia”, de Margaret Atwood; “Uma Breve História do Tempo”, de Stephen Hawking; “O Conde de Monte Cristo”, de Alexandre Dumas; “Os Sertões”, de Euclides da Cunha; “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos; “O Grande Amigo de Deus”, de Taylor Caldwell; e “Aprenda a Viver o Agora”, da Monja Coen.
A data da inauguração da Nobel é simbólica – bem quando estava acontecendo a Feira Literária Internacional de Paraty (Flip), no interior do Rio de Janeiro.
Segundo a secretária Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Rosângela Carvalho, ela chega em boa hora, já que o município arapiraquense tem mais de 240 mil habitantes e muitos leitores.
“É um bom momento para a instalação de um empreendimento assim na cidade. Ano passado, tivemos a nossa 1ª edição da Feira Literária de Arapiraca, a Fliara, e com certeza em 2019, com a chegada desta livraria, o evento ganha mais força. Ganha também a economia local com mais este empreendimento; ganha o público leitor”, ressalta ela.
E completa: “E cá para nós… é muito bom poder ter acesso mais rapidamente aos livros! Sem falar que cheirinho de livro novo é muito bom de se sentir”.
A inauguração aconteceu no último sábado, dia 13 de julho (Foto: Breno Airan)
Autor: Breno Airan