Motociclistas são alvo de ação educativa em operação conjunta no Centro
Em uma operação conjunta entre a Prefeitura de Arapiraca e o Detran de Alagoas, motociclistas foram alvo de ações educativas, na manhã desta segunda-feira (29), no centro de Arapiraca, em alusão ao dia do Motociclista comemorado na última sexta-feira (26), em todo o país.
A blitz educativa na Praça Luiz Pereira Lima envolveu a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Lei Seca e o Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM).
As abordagens aos motociclistas foram feitas pelos agentes de segurança viária (ASV), soldados do Tiro de Guerra TG 07-015 e membros da Lei Seca.
Mais de 50 motociclistas passaram pelo teste do bafômetro (etilômetro) e os que apresentaram qualquer tipo de irregularidade como embriaguez e falta de habilitação participaram de uma palestra preventiva sobre acidentes ligados ao uso da bebida alcoólica.
O superintendente da SMTT de Arapiraca, Ricardo Teófilo, destacou a parceria da prefeitura com o governo do estado e o trabalho educativo realizado pelos órgãos competentes em Arapiraca.
“Estas ações têm contribuindo para a diminuição dos índices de acidentes envolvendo motociclistas nos centros urbano e rural e conscientizando cada vez mais a importância de os condutores serem mais responsáveis no trânsito”, afirmou Ricardo Teófilo.
O coordenador da Lei Seca em Alagoas, tenente Emanuel Costa, fez uma palestra interativa e mostrou exemplos com os próprios participantes. Ele fez o teste do bafômetro com um condutor que havia ingerido bebida alcoólica e uma passageira que bebeu meio copo de cerveja para mostrar que o uso do açúcar após ingerir álcool não tem efeito no teste do bafômetro.
“Nunca fiz essa experiência em nossas palestras e agora estou mostrando para vocês que um vídeo que circula na internet mostrando que depois de beber pode colocar açúcar na boca que o teste não acusa o índice de bebida alcoólica ingerida não é verdade”, garantiu ele.
Valter de Oliveira, de 25 anos, foi abordado pela equipe da Lei Seca e reprovado no teste do bafômetro. Como a operação foi educativa ele assistiu à palestra ao lado dos pais e aconselhado a não beber quando for dirigir.
“Foi uma lição, um aprendizado de vida aqui. O que vimos na palestra vai nos alertar para o resto da vida”, disse o motociclista.
Plano de ação
Criado há três anos entre a parceria Detran/AL e SMTT de Arapiraca, o Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM) tem surtido efeito no trânsito. Com base em dados estatísticos de acidentados que deram entrada no Hospital de Emergência do Agreste (HE), a prática das ações contribuiu para a diminuição em cerca de mil vítimas que dariam entrada no hospital por acidente.
Para a analista de trânsito do Detran e coordenadora do PSVM, Edira Soares, o número é considerável uma vez que o plano de ação do PSVM está em execução nas ações educativas com blitz nas ruas, palestras nas escolas e comunidades da cidade.
“Os índices de acidentes ainda são altos em Alagoas, mas o nosso trabalho é cada vez mais o de conscientizar os condutores de veículos para que eles possam enxergar que o trânsito mata e é preciso seguir as regras e ter uma direção defensiva”, destacou Edira Soares.
Ações de saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também participou das ações em alusão ao dia do Motociclista com barracas na Praça Luiz Pereira Lima e na própria sede da Casa da Cultura com exames preventivos de glicemia, aferição de pressão, teste rápido de HIV, orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis DST/Aids, distribuição de panfletos e camisinhas, além dos cuidados com o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue.
Participaram das ações o superintendente adjunto da SMTT, Carlos Alberto Peixoto, o diretor de Fiscalização, Genival Bezerra, o diretor de Educação para o Trânsito, Francisco José Pereira, a técnica da Promoção à Saúde e coordenadora das ações de combate à Dengue em Arapiraca, entre outras autoridades.