Esporte adaptado é tema de ciclo de palestras nas escolas da Rede Municipal de Ensino
O esporte é o combustível para uma vida saudável, através dele o organismo produz o hormônio que alimenta de uma só vez o corpo e a mente.
E quando a inclusão e a acessibilidade são aliados, ele se torna uma ferramenta ainda mais poderosa para o desenvolvimento pessoal.
Durante a manhã desta segunda-feira (8), a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Smede), deu início a um ciclo de palestras nas Instituições de Ensino de Arapiraca, dando o pontapé inicial na Escola de Ensino Fundamental Crispiniano Ferreira de Brito.
O projeto Promoção do Esporte Adaptado na Escola leva histórias de superação de arapiraquenses, que ou nasceram com algum tipo de deficiência, ou foram provocadas com o passar dos tempos.
Renato Valença é um exemplo, ele teve paralisia cerebral, mas nada o impediu de realizar o seu sonho de ser um nadador.
Multicampeão pelas piscinas do Nordeste brasileiro, ele conta um pouco das suas histórias para aqueles que se acham incapazes de realizar alguma prática esportiva.
Além de Renato, o ciclo também conta com a presença de Antônio Marcos e Lucas Barbosa, ambos do Projeto Mão na Roda, eles competem no triatlo adaptado, contando sempre com o apoio do professor de Educação Física Rodolfo Calmon, que dá todo o suporte nos treinamentos.
A próxima a receber o ciclo de palestras será a Escola de Ensino Fundamental Claudecy Bispo dos Santos, do bairro Jardim Esperança.
Confira abaixo o cronograma completo:
- 08/07 – Escola de Ensino Fundamental Crispiniano Ferreira de Brito;
- 12/07 – Escola de Ensino Fundamental Claudecy Bispo dos Santos;
- 15/07 – Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavila;
- 19/07 – Escola de Ensino Fundamental Hugo José Camelo Lima;
- 22/07 – Escola de Ensino Fundamental Professor Mario César Fontes.