SMTT promove bate-papo sobre trânsito para alunos do Ensino Médio em Arapiraca
Uma palestra educativa que se transformou em um bate-papo com alunos do Ensino Médio da Escola Virgem dos Pobres, no bairro Baixa Grande, durante a manhã desta quinta-feira (13), pela equipe da Diretoria de Educação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT).
As ações, pós Movimento Maio Amarelo que acontece em todo o país, são contínuas e fazem parte da programação educativa do órgão municipal como parte do comprometimento organizacional e de mobilidade urbana da Prefeitura de Arapiraca.
O superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, afirmou que os trabalhos educacionais de prevenção de acidentes são realizados durante todo o ano, de janeiro a janeiro.
“Mantemos o trabalho educativo como forma de persistirmos na conscientização de condutores e da nova geração, como os estudantes, para que eles se transformem em multiplicadores das informações relevantes passadas para eles durante as palestras”, declarou Ricardo Teófilo.
FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES
A palestra menos formal se transformou em um bate-papo para os alunos, que interagiram com perguntas e experiências vivenciadas no trânsito no carro dos pais.
O superintendente adjunto da SMTT, Carlos Alberto Peixoto, o diretor de Educação para o Trânsito, Francisco José e os agentes de segurança viária (ASV), Valdeildo Silva e Rodrigo Magalhães participaram da interatividade com os alunos e ressaltaram sobre as causas dos acidentes de trânsito e como preveni-los.
“Os adolescentes têm uma facilidade enorme de debater sobre o tema, uma vez que a escola abre este espaço para que todos possam apresentar suas ideias e atitudes perante o trânsito”, destacou Carlos Alberto Peixoto.
A equipe da SMTT também abordou sobre a obrigatoriedade do uso dos acessórios de segurança como cinto de segurança e o uso da cadeirinha para crianças de até quatro anos e meio em veículos e o uso do capacete para motociclistas como forma preventiva de acidentes de trânsito.
“É de suma importância a participação de temas no cotidiano da escola e trânsito é vivenciado por todos e deve ser tratado com prioridade pela sociedade e, principalmente, por nós educadores para que possamos mudar nossa postura e contribuir para a construção de um mundo melhor e menos violento”, disse a professora Sara Oliveira.
Durante o bate-papo os alunos puderam fazer perguntas e a maioria deles tiveram a curiosidade de perguntar sobre o funcionamento da SMTT, de sua estrutura física a atuação dos agentes na fiscalização do trânsito.
“Foi um intercâmbio de informações importante e fundamental para transformá-los em agentes multiplicadores para que possamos construir um trânsito seguro em nossa cidade e contribuir para a diminuição dos acidentes no trânsito”, ressaltou Francisco José.
As palestras da SMTT podem ser agendadas por empresas e escolas pelos telefones 3254-3226.