13 de junho de 2019

Secretaria Municipal de Saúde emite nota informativa sobre influenza para hospitais

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando o monitoramento de casos de H1N1 em Arapiraca. E nesta quinta-feira (13),  publicou mais uma nota informativa sobre influenza. Desta vez, destinada aos hospitais de Arapiraca.

A nota, que ressalta a atenção do Município com o assunto e a boa relação com as unidades de saúde e hospitais,  é importante ferramenta de informação e orientação para os profissionais de saúde. E também de interesse da população, quando descreve os sinais, sintomas e procedimentos que devem ser adotados para evitar a doença.  

“A Secretaria se coloca à disposição dos profissionais de saúde do Município e a população em geral para esclarecimentos que se fizerem necessários sobre questões relacionadas à Influenza”, afirmou Glifson Magalhães, secretário  Municipal de Saúde.

 

NOTA INFORMATIVA SOBRE INFLUENZA (H1N1) PARA HOSPITAIS

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca informa que em 2019 notificou 4 casos suspeitos de H1N1, com 02 casos descartados e 02 casos confirmados, sendo um no mês de abril, onde a paciente encontra-se hospitalizada e um no mês de maio, com registro de óbito. Pelo fato de não ter sido registrado deslocamentos dos pacientes para outras cidades/estados onde estão tendo casos, existe a probabilidade de circulação do vírus no município de Arapiraca.

Assim, através dessa Nota, a SMS chama a atenção dos profissionais de saúde e da população em geral para a vigilância dos sinais e sintomas causados pela doença, principalmente os casos de Síndrome Gripal – SG e Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG.

Com relação ao fluxo de atendimento aos pacientes informamos que:

1 – Os casos de SRAG atendidos devem ser notificados imediatamente ao CIEVS e a SMS para conhecimento e monitoramento.

2 – Os casos que tiverem indicação de uso de medicação antiviral devem solicitar através de bloco receituário com a justificativa, endereço e telefone do paciente à CAF – Central de Assistência Farmacêutica da SMS, situada na Rua Expedicionários Brasileiros, Bairro Baixa Grande, no horário das 8:00 as 14:00. Se houver necessidade em outro horário, entrar em contato com a Coordenação do PNI/Arapiraca – Adriana Duarte, pelo telefone 99969-4101.

3 – Com relação a coleta de secreção de nasofaringe, o LACEN está sendo contatado para a realização das coletas, e já tem agendado treinamento para profissionais do Laboratório Municipal e de todos os hospitais para que a coleta seja imediatamente realizada.

4 – Deve ser realizada a coleta de secreção de nasofaringe de todos os casos de SRAG atendidos nos hospitais. Para encaminhar para a análise, deve estar preenchida a Ficha de Investigação de Síndrome Aguda e a Ficha GAL, com a numeração do SINAN.

5 – Solicitamos que, mediante as condições de cada hospital, seja realizada sala de espera com as disseminação das informações acerca dos sinais, sintomas e medidas de prevenção e controle, conforme sugestão que se segue:

5.1 – A gripe, ou influenza sazonal, inicia-se em geral com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse.

5.2 – A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre.

5.3 – Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar. Devido aos sintomas em comum, pode ser confundida com outras viroses respiratórias causadoras de resfriado.

5.4 – Os grupos prioritários que merecem maior atenção são idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma morbidade, pois possuem um risco maior de desenvolver complicações.

5.5 – Recomenda-se a adoção das seguintes medidas preventivas:

  • Cobrir o nariz e a boca com lenço, ao tossir ou espirrar, e descartar o lenço no lixo após uso.
  • Lavar as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar.
  • No caso de não haver disponibilidade de água e sabão, usar álcool gel.
  • Evitar tocar olhos, nariz ou boca.

6 – A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca coloca-se à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários.
Arapiraca, 13 de junho de 2019.

Aglaí Tojal da Silva Varjão

Superintendente de Vigilância em Saúde

Rafaella Souza Albuquerque

Superintendente de Atenção à Saúde

Magaiver Magno e Silva

Superintendente de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria

Glifson Magalhães dos Santos

Secretário Municipal de Saúde

 

Autor: Ana Maria Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *