Arraiá Vila Contente quebra paradigmas sociais com sua 3ª edição
Teve homenagem ao Rei do Baião no arraiá do bairro Itapoã (Foto: Samuel Alves)
O som do pífano anunciava noite adentro um momento diferente na comunidade Vila Contente, no bairro Itapoã.
Pelo terceiro ano consecutivo, o local proporcionou para os seus moradores o Arraiá Vila Contente, dentro do 17º Concurso de Resgate às Tradições Juninas de Arapiraca.
Apesar do estigma ainda existente – há pouco mais de 20 anos, o lugar era tomado por prostíbulos –, o público compareceu na noite deste sábado (22).
O pai Alex Gomes é um dos maiores incentivadores culturais de Arapiraca (Foto: Samuel Alves)
Ano após ano, a plateia só aumenta, inclusive com pessoas de outras localidades, não residentes de lá.
É o caso da artista plástica Izabella Vitória Silva, que prestigiou o evento. Ela é do bairro Eldorado e acha importante a presença no Itapoã justamente para mostrar que o ambiente é de resgate de tradições e de famílias que lutam por condições melhores cotidianamente. A Cultura acaba sendo um desses vieses.
“Este é, sem dúvidas, um dos arraiás mais acolhedores da cidade. É bonito ver a comunidade unida, trabalhando desde cedo para garantir a alegria de todos, para deixar, de fato, todo mundo contente”, diz ela.
A Banda de Pífano São José abriu esta linda noite na Vila Contente (Foto: Samuel Alves)
É CAMPEÃO!
Para o pai Alex Gomes, um dos organizadores, o Arraiá Vila Contente “já é campeão” por esta 3ª edição estar acontecendo.
“Ainda existe muito preconceito, mas o movimento cultural aqui não deixará a comunidade ‘viver no passado’. Consideramos este arraiá um vencedor por quebrar estes paradigmas e por vocês estarem aqui. A razão da festa é o povo!”, pontua ele, que é também presidente da ONG Casa de Caridade e do Ponto de Cultura Ponto de Luz.
Por lá, de graça para toda a população, havia quentão, mugunzá e carne de porco, logo na entrada. E recepcionando a todos, a Banda de Pífano São José. O local estava com uma bela ornamentação, lembrando o interior de outrora.
A Junina Olhar do Sertão fez uma apresentação cheia de carisma (Foto: Samuel Alves)
No palhoção, o pife “comeu solto”, tocando clássicos do cancioneiro popular e chamando jurados e público para uma grande ciranda.
Logo em seguida, houve a apresentação da Junina Olhar do Sertão, quadrilha estilizada do município de Feira Grande-AL.
Eles fizeram uma merecida homenagem a Luiz Gonzaga, o nosso Rei do Baião. A plateia interagiu cantando e aplaudindo junto.
As barraquinhas do arraiá estava dando comida de graça para quem foi assistir (Foto: Samuel Alves)
“É isso o que queremos ver: o povo se contagiando com as atrações que trazem o melhor da nossa tradição para cá. Fizemos a primeira edição sem o apoio da Prefeitura e, já ano passado, entramos no edital. Foi muito bom! Este ano, de novo! Isto só tende a melhorar!”, comenta Altamir Alves, outro organizador do evento.
Estiveram prestigiando também o arraiá do bairro Itapoã, a secretária Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Rosângela Carvalho, e a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Zélia Azevedo. Elas e os jurados puderam provar uma culinária autêntica com cuscuz feito no pote de barro; café moído do modo tradicional, com rapadura; carnes de porco, galinha e buchada; arroz; e muito mais iguarias características da época.
Ao final, a festança invadiu a noite com o show gratuito da banda Autônomos do Forró.
O Aravantu 2019 é uma realização da Prefeitura de Arapiraca, com apresentação do Grupo Coringa e patrocínios da Pitú; Núcleo de Prevenção e Diagnóstico do Câncer (NPDC); Dismoto Honda; Alô Comedoria; A5VC; Panificadora Rio Branco; Vip’s Motel; Infosat; Voe Telecom; Comedoria Express; Brejo dos Bois; QRB Rações; Centro Atlético Força de Campeão (CAFC); Tchê Paladar; Clínica Animale; Confraria San Juan; Felinto Fogos; e Talento’s Buffet.
Fotos da galeria: Samuel Alves