Arraiá Comunitário anima a Vila São José na véspera de São João
(Foto: Samuel Alves)
“A fogueira tá queimando / Em homenagem a São João/ O forró já começou / Vamos gente, rapa-pé nesse salão”. O trecho da canção “São João na roça”, de Luiz Gonzaga, símbolo da cultura nordestina, é o retrato de uma tradicional cena reproduzida todos os anos, durante os festejos juninos.
Em Arapiraca não é diferente. E na véspera do dia de São João, neste domingo (23), a comunidade da Vila São José, antiga Lagoa do Rancho, transformou a praça principal em um verdadeiro arraiá.
Com o seu Arraiá Marta Lopes, a comunidade participa pelo segundo ano consecutivo do Concurso de Resgate às Tradições Juninas da Prefeitura de Arapiraca, selecionada através de edital lançado pela Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude.
Arraiá Marta Lopes
Uma grande fogueira acesa indicava o local da festa. Na entrada, decorada com palhas de coco, bandeirinhas, balões e sanfonas, uma porteira aberta e um convite do rei e rainha do milho para visitar o Arraiá.
Na cidade cenográfica, que valorizou a simplicidade do interior, além das construções tradicionais da igreja, rua de casas e delegacia, homenagem à cultura do fumo, com destaque para o trabalho das destaladeiras, importante atividade presente na comunidade.
Palhoção
Abençoado por Santo Antônio, São João e São Pedro, santos do mês de junho, e sob um imenso teto coberto de bandeirinhas coloridas e balões, o público assistiu a apresentações de sanfoneiros, trio pé de serra, Quadrilha Mirim Asa Branca, Quadrilha Estilizada Mandacaru Junina, Coco de Roda Balança Mas Não Cai, shows de forró com Alessandro Maia e Raied Neto, que seguiram até a madrugada.
Coco de Roda Balança mas não cai
Com 11 anos de tradição e representando o interior de Alagoas em diversas apresentações culturais pelo Estado, o arapiraquense Coco de Roda Balança Mas Não Cai abriu a noite e levou toda a alegria, colorido e energia, contagiando o público, que lotou o palhoção, animado pela cantoria e os movimentos sincronizados de batidas de pés e mãos, executados pelos pares, durante a dança, que seguiu enfileirada e em círculo.
Quadrilha mirim “Asa Branca
Entre as atrações de uma bela festa junina, as crianças ganham destaque. Na Vila São José, elas encantaram com simplicidade, do jeito que as tradicionais quadrilhas matutas tem que ser. Vestidos com xadrez ou estampas floridas coloridas, os casais da Quadrilha Mirim Asa Branca, dirigidos pela professora aposentada, Lucilene Viturino, apresentaram o que, com dedicação e entusiasmo, aprenderam durante os ensaios, acompanhados por tradicionais músicas de São João.
Suelly Maria Medeiros, 13 anos, uma das integrantes da dança, disse que é uma felicidade participar das festividades da sua comunidade. “É uma emoção única dançar na quadrilha com os meus colegas e ver o aplauso das nossas famílias e das pessoas que visitam a nossa comunidade”, declarou.
Quadrilha Estilizada “Mandacaru Junina
A Mandacaru Junina, quadrilha estilizada da Vila São José, foi a encarregada por encerrar as apresentações de dança da noite. Com o tema “O milagre de São João e a fé em Frei Damião”, o grupo envolveu o público com um espetáculo de dramatização.
A partir de uma coreografia seguida por canções do repertório popular nordestino, a exemplo de “Ave Maria Sertaneja”, de Luiz Gonzaga, a alegria dos dançarinos ainda demonstrou que carregam no coração o entusiasmo e o orgulho por representar a comunidade onde moram.
Concurso
“O maior presente é ver o envolvimento de toda a comunidade na festa, que é criada para ressaltar os valores, características e tradições da Vila São José. Participar do concurso, independente do resultado, já é uma conquista que comemoramos”, destacou Vanessa Cristiny Santos, uma das coordenadoras do Arraiá e coordenadora dos Institutos Marta Lopes e Objetiva, incentivadores do arraiá.
Para Rosângela Carvalho, secretária de Cultura, Lazer e Juventude, a cada dia, gratas surpresas são apresentadas pelas comunidades. “Verdadeiros espetáculos são apresentados aos moradores e visitantes, por cada comunidade participante do concurso. Uma riqueza cultural que nos enche de orgulho e alegria”, destacou a secretária, que esteve representando o prefeito Rogério Teófilo, no Arraiá da Vila São José.
O palhoção ficou ainda mais lindo com a presença dos moradores da Vila São José e os visitantes. Além da secretária Rosângela Carvalho, do superintendente de Lazer e Juventude, Wesley Victor, e técnicos do município, o vereador Thiago ML, incentivador do arraiá, e o deputado estadual Jairzinho Lira participaram da festividade junina.
O Aravantu 2019 é uma realização da Prefeitura de Arapiraca, com apresentação do Grupo Coringa e patrocínios da Pitú; Núcleo de Prevenção e Diagnóstico do Câncer (NPDC); Dismoto Honda; Alô Comedoria; A5VC; Panificadora Rio Branco; Vip’s Motel; Infosat; Voe Telecom; Comedoria Express; Brejo dos Bois; QRB Rações; Centro Atlético Força de Campeão (CAFC); Tchê Paladar; Clínica Animale; Confraria San Juan; Felinto Fogos; e Talento’s Buffet.
Galeria de Fotos (Samuel Alves)
Autor: Ana Cavalcante