Arapiraca inicia nova etapa de formação das diretorias dos Grêmios Estudantis
(Foto: Samuel Alves)
Arapiraca avança na consolidação da gestão democrática e participativa da Rede Municipal de Ensino e realiza, nesta quinta-feira (6), etapa de formação das novas diretorias dos Grêmios Estudantis das escolas do Município, após a formação das comissões eleitorais, inscrições, campanhas eleição e posse.
A formação tem como princípio norteador o desenvolvimento do protagonismo juvenil dentro da instituição de ensino. Organizada em cinco etapas, que deve acontecer até o final deste ano, vai seguir algumas temáticas específicas, a partir de metodologias diversificadas
Entre os temas: “Grêmio Estudantil: como organizar seu Estatuto?”; Grêmios Estudantis: aspectos históricos”; Atuação do Grêmio Estudantil na instituição escolar”; O papel do Grêmio Estudantil na formação cidadã dos estudantes”; “Protagonismo juvenil” e “Ações dos Grêmios Estudantis: inovando experiências.
Nesta quinta, os dois primeiros temas “Grêmios Estudantis: aspectos históricos” e “Atuação do Grêmio Estudantil na instituição escolar” foram abordados pela palestrante Karla Thiala Melo Silva, psicóloga clínica e neuropsicóloga. “A Prefeitura está de parabéns por proporcionar esse rico momento de despertar o protagonismo juvenil nas escolas e, além disso, estimular a participação dos estudantes na comunidade onde eles vivem”, afirmou.
Abertura da formação
A abertura da formação aconteceu no teatro do Planetário e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba, e reuniu os cerca de 300 estudantes das diretorias eleitas de 26 escolas das zonas urbana e rural, professores articuladores e representantes da Secretaria Municipal de Educação e Esporte.
Quem também participou do evento e vem incentivando e acompanhando de perto todas as etapas da construção da gestão democrática e participativa do Município foi o prefeito Rogério Teófilo. Também estiveram presentes a professora Graça Lisboa, secretária de Articulação Política, Janeo Melanias, secretário de Educação e Esportes e técnicos da pasta.
“A formação dos Grêmios Escolares é uma das principais formas de participação dos nossos estudantes e representa a consolidação do processo democrático nas escolas municipais. Os jovens são protagonistas de sua própria história e devem atuar ativamente do processo educativo”, ressaltou o prefeito.
Gleyce Kelly da Silva, 14 anos, estudante da Escola de Ensino Fundamental José Pereira Lúcio, na Comunidade Bananeira, participa pela primeira vez do Grêmio Estudantil e afirma ser uma oportunidade de representar os seus colegas. “Participar deste momento está sendo especial para mim, uma oportunidade de aprender mais sobre as origens do Grêmio Escolar e entender, junto com meus amigos, de que maneira podemos representar os interesses de todos os estudantes da nossa escola, com a finalidade de melhorar o nosso espaço escolar”, declarou a estudante.
(Fotos: Samuel Alves)
Autor: Ana Maria Cavalcante