Vistorias semanais são suficientes para livrar seu imóvel do mosquito da dengue
Arapiraca está em situação de alerta para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem feito a sua parte, através de mutirões e de visitas constantes nos imóveis, mas a população também precisa ajudar, vistoriando suas próprias residências.
De acordo com a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Sôilymar Santana, pesquisadores da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirmam que o período para que o ovo do Aedes aegypti se torne um inseto adulto é de sete a dez dias.
“Por isso, a forma mais eficiente para evitar surtos das doenças, causadas pelo mosquito, é eliminar o seu ciclo de vida. Ainda segundo a Fiocruz, para eliminar os criadouros domésticos, uma inspeção semanal já é suficiente”, disse ela.
Confira os principais pontos que devem ser observados durante a inspeção semanal:
-Verifique se há acúmulo de água nas calhas e lajes;
-Coloque areia nos pratinhos das plantas. No caso de plantas como as bromélias regue-as com a mistura de um litro d’água para uma colher de sopa de água sanitária;
-Mantenha baldes, garrafas e recipientes que possam acumular água de ponta cabeça;
-Retire a bandeja da geladeira e higienize com água e sabão;
-Trate a água da piscina com cloro e a mantenha coberta;
-Higienize os recipientes de água dos seus pets com bucha, sabão e água corrente.
* Outra medida importante para evitar a picada do mosquito é o uso de repelentes.