Salvar vidas é o compromisso firmado pelos órgãos de trânsito no encerramento do Maio Amarelo
O Seminário Trânsito, Direito e Saúde com o tema “A responsabilidade no trânsito e a construção de uma sociedade que valoriza a vida humana” encerrou as ações do Movimento Maio Amarelo em Arapiraca, nesta quinta-feira (30), no auditório da OAB Arapiraca.
O evento reuniu representantes das instituições envolvidas na luta para salvar vidas e, sobretudo, diminuir os índices de acidentes de trânsito em Alagoas, principalmente em Arapiraca e demais cidades do interior de Alagoas.
As ações que começaram em seis de maio e se encerraram neste dia 30 são decorrentes do Plano de Segurança Viária para Motociclistas, implantado em Arapiraca desde 2016 em parceria com o Detran/AL, DER, SMTT e as secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação e Esporte, além de instituições de ensino.
Nove Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito (SMTT’s) também participaram e irão, futuramente, receber o Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM).
A secretária municipal de Articulação Institucional da Prefeitura de Arapiraca, Graça Lisboa, representou o prefeito Rogério Teófilo, que está em Brasília para adquirir recursos para o município, destacou o terceiro ano do Maio Amarelo e do PSVM em Arapiraca.
“Precisamos acolher essas ações para preservar as vidas no trânsito e o trabalho feito com a educação garante um resultado positivo em transformar a futura geração para a construção de um trânsito responsável e seguro”, disse Graça Lisboa.
O diretor-presidente do Detran, Adrualdo Catão, representou o governador Renan Filho e afirmou que a união das instituições mostra resultados positivos em prol de salvar vidas.
“A causa do trânsito é universal e afeta todo o mundo e sozinho não dá para resolver a situação, então o melhor caminho é fazer o que se faz aqui em Arapiraca e todos trabalharem para salvar vidas”, frisou ele.
Já o superintendente da SMTT de Arapiraca, Ricardo Teófilo, agradeceu o envolvimento de todos no trabalho de conscientização na prevenção de acidentes e o órgão municipal em ter sido o pioneiro na implantação do PSVM no interior de Alagoas.
“Acompanho este trabalho desde a implantação deste plano aqui em Arapiraca e com a parceria do Samu, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Saúde e Educação conseguimos a redução de acidentes, mas ainda é preciso fazer mais e conscientizar a população que o trânsito mata e é preciso a cooperação de todos”, ressaltou.
Anfitrião do evento, que durou quatro horas, o presidente da OAB Arapiraca, Hector Martins, afirmou que a participação da sociedade civil organizada é fundamental para que todos façam parte do compromisso de salvar vidas no trânsito.
“O poder público não pode fazer tudo sozinho e estamos em outros tempos em que a participação da sociedade civil organizada precisa fazer parte das ações para que todos tenham um resultado positivo o mais rápido possível”, disse Hector Martins, enfatizando que a OAB não é apenas uma instituição classista, mas que abraça as causas sociais.
Apresentações, painéis e minipalestras
Alunos da Escola Estadual Maria Avelina do Carmo, do município de Traipu, apresentaram paródias de músicas com o tema trânsito e mostraram a importância das ações educativas nas escolas.
O presidente da Comissão de Trânsito da OAB Alagoas, Thiago Rodrigues falou sobre a “Responsabilidade Civil e a consciência de todos”.
Já o coordenador da Lei Seca no estado, tenente Emanuel Costa, abordou o tema “Trânsito Seguro e sem álcool” e apresentou o número de mortes no trânsito no mundo e que em 2030 a previsão é 2 milhões e 400 mil vítimas. Este ano esse número deve chegar a 1 milhão e 900 mil pessoas vítimas do trânsito violento.
A analista do Detran e coordenadora do PSVM, Edira Soares abordou sobre a “Segurança Viária” e ressaltou o envolvimento de todos na luta contra os acidentes de trânsito em Alagoas. Assim como a palestra da doutora Ana Paula Nogueira, que elaborou o projeto de extensão da Ufal “Preparando a volta pra casa”, em que trata de vítimas com sequelas e que serão cuidadas pela família.
O superintendente adjunto da SMTT, Carlos Alberto Peixoto, também mostrou as ações realizadas em escolas e empresas de Arapiraca e que têm contribuído com resultados surpreendentes para evitar acidentes e condutores embriagados ao volante de veículos.
Os líderes das ações foram homenageados e receberam certificados, assim como alunos da Escola Costa Rêgo foram premiados com a elaboração de minicontos sobre o trânsito, alertando a todos para a realidade que mata e deixa vítimas para o resto da vida.