21 de maio de 2019

“Doe leite materno, alimente a vida” é tema da Campanha de Doação de Leite Materno

(Foto: William Rocha)

A fisioterapeuta Juliana Vieira pertence a lista de doadoras dos 10 anos do BLH

“Doe leite materno, alimente a vida” é o tema da Campanha de Doação de Leite Materno deste ano. E que será apresentado durante ação para comemorar o dia “D” da campanha em Arapiraca, realizada nesta quarta-feira (22), a partir das 8h30, na praça José Marques da Silva, Centro.

A ação, que é executada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, está inserida na programação da Semana Estadual de Doação de Leite Materno, comemorado de 19 a 25 de maio.

Com o objetivo de ressaltar os benefícios do aleitamento materno para a saúde dos bebês e mães, com destaque para o procedimento de doação e o papel das doadoras na importante missão de salvar vidas, um grupo de profissionais do  Banco de Leite Humano Ivete França Lima estará realizando momento de panfletagem e divulgação dos serviços para a população, neste dia 22. A programação segue, durante a semana, com visitas às maternidades do Município.

(Foto: Samuel Alves)

Doação

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, não é exigida uma quantidade mínima de leite materno, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.

Em Arapiraca, há três maneiras da mulher realizar a doação do alimento: no próprio banco de leite, que fica localizado na rua Padre Cícero, ao lado do 5º Centro de Saúde,  Centro; na maternidade; ou solicitando o atendimento domiciliar. 

(Foto: Samuel Alves)

BLH

O Banco de Leite Humano  (BLH) é um órgão municipal, responsável por abastecer a UTI Neonatal do Hospital Regional de Arapiraca com o alimento coletado. No ano passado, o BLH completou 10 anos de existência, seguindo o padrão de qualidade exigido para o credenciamento na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

Atualmente, há 21 mães doadoras cadastradas, responsáveis pelo estoque do BLH. De acordo com a assistente social Deise Gonçalves,  no último mês foi coletada uma média de 21 litros. “Apesar da importante doação, o número precisa melhorar para atender a demanda do Município”, ressaltou.

Autor: Ana Cavalcante