Com lançamento de foguetes, alunos da Rede Municipal se preparam para a Olimpíada Brasileira de Astronomia
Foi dado início à preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), e os alunos da Rede Municipal de Ensino irão afiados para a realização da prova.
Na manhã desta segunda-feira (13), o Planetário Municipal e Casa da Ciência reuniu dezenas de crianças, do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, para os aulões preparatórios para o certame nacional.
Com requintes nacionais, a OBA é realizada com alunos de todo o território brasileiro, tendo como objetivo levar o conhecimento astronômico aos alunos e professores em prol da ciência.
Nesta edição, o município arapiraquense terá 60 escolas inscritas.
Para o Diretor do Planetário Municipal e Casa da Ciência, Jhonatan Neves, o aulão e simulado para OBA tem como objetivo fazer com que os estudantes se familiarizam com as provas e sintam-se mais preparados no momento da prova.
As atividades serão realizadas pelos professores Aldo Silva, Edson Cavalcante e Lívia Emanuela, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte e da direção do Planetário.
Conforme indicou Nayara Stheffany, professora do 5° ano da Escola de Ensino Fundamental Zélia Barbosa Rocha, a OBA é um atrativo a mais para o conhecimento dos alunos, pois irá aguçar a curiosidade de cada um sobre o espaço.
“É muito gratificante observar que os nossos alunos estão despertando a curiosidade sobre um assunto que não é tão comum. Todos os dias nós acordamos e observamos os céus e percebemos a presença dos astros, do sol, das estrelas e da lua. Com a realização da olimpíada, o olhar pesquisador dessas crianças foi despertado, e isso nos dá a sensação de que nós também precisamos expandir o conhecimento”, destacou a professora.
Além da preparação para a OBA, os alunos presenciaram ainda o lançamento dos foguetes confeccionados pelos próprios estudantes, em uma forma de interação entre todos os participantes do evento.
A próxima etapa dos aulões acontecerá na próxima quarta-feira (15), também no Planetário Municipal e Casa da Ciência, com os alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental.
Fotos: Genival Silva e Planetário Municipal e Casa da Ciência.