Alunos da Rede Municipal participam de ciclo de palestras sobre cidadania
A cidadania é a prática dos direitos e deveres de um indivíduo perante a sociedade. É a forma como você conduz e se comporta como homem ou mulher nos ciclos sociais. Com o intuito de provocar os jovens arapiraquenses quanto a essa série de ações, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, trouxe para o município o projeto “Direitos Humanos em Pauta: Prevenir é a nossa Pauta” com o tema Cidadania nas Escolas.
O evento aconteceu no Ginásio Municipal João Paulo II, e contou com a presença da secretária de Articulação Política, Graça Lisboa, da promotora da Infância e Juventude, Viviane Karla Farias, e da representante da Secretaria de Educação, a adjunta Erivan Alves.
As palestras foram proferidas para pouco mais de 700 alunos, pais e professores das escolas de Ensino Fundamental Tibúrcio Valeriano da Silva, Pedro Correia das Graças, Crispiniano Ferreira de Brito e Maria de Nazaré.
Para a promotora da Infância e Juventude, o propósito é promover a cidadania para os alunos, além discutir temas que são de total interesse dos jovens.
“Estivemos debatendo assuntos delicados e que são presentes no dia a dia dos nossos jovens, como bullying, cyberbullying, abuso sexual e prevenção a violência. Esse é um momento ímpar em Arapiraca, não só par os alunos, mas para os profissionais da rede, pais e profissionais que direta ou indiretamente se envolvem com a criança e o adolescente”, destacou Viviane Karla Farias.
Confira as palestras abordadas na manhã de hoje:
• “Uso seguro da internet – bullying e cyberbullying” – com a assistente Social e supervisora de Planejamento e Articulação da Política da Criança e do Adolescente, Adriana Oliveira, e com o representante da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Walter Araújo;
• “Prevenção à violência – Mediando Conflitos” – com os policiais militares do Núcleo de Articulação Comunitária Escolar (Nace) e do Batalhão Escolar (BPEsc), Nathália Dias e João Paulo Tenório.