4 de abril de 2019

‘Piquenique Azul’ do Trate tem conversa sobre autismo, integração e muita diversão

Lucas Ferreira

Famílias se divertem no Piquenique Azul

Com a finalidade de sensibilizar a população arapiraquense para o apoio às pessoas com autismo, a Prefeitura Municipal de Arapiraca, através do Espaço Trate realizou, na tarde desta quarta-feira (03), o ‘Piquenique Azul´. O evento, que aconteceu no Bosque das Arapiracas, marcou a programação de atividades em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

A edição do piquenique reuniu pessoas portadoras do transtorno, amigos e familiares deles, além de diversos tipos de profissionais. Com objetivo de chamar a atenção da mídia e da população mundial para a síndrome que é pouco divulgada, a programação foi um sucesso.

Lidiane Bezerra, gerente do Espaço Trate, destacou que a atividade foi mais uma maneira de promover a conscientização e a mobilização das pessoas para a importante causa social, além da socialização. “Encerramos o evento com chave de ouro e com a participação ativa dos usuários do Trate juntamente com as famílias. É um momento lúdico especial, dedicado as nossas crianças, com contação de histórias e brincadeiras e demais atividades direcionadas. Além do aspecto da socialização e integração entre todos”, disse Lidiane.

“O Trate é muito importante, pois através dele meu filho desenvolveu bastante. Quando ele começou a ser assistido não falava e nesses três anos só temos avanços. Gostaria de agradecer a toda a equipe pelos serviços fundamentais para o desenvolvimento dele”, destacou uma das mães assistidas pelo espaço.

Lucas Ferreira

AUTISMO

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o 2 de abril, propõe chamar a atenção das autoridades, mídia e da população mundial para a síndrome que é pouco divulgada.

Autismo é um transtorno no desenvolvimento mental que compromete as habilidades de comunicação e interação social. Os sinais iniciais da síndrome aparecem geralmente nos 3 primeiros anos de vida. As causas do autismo ainda são desconhecidas. Os autistas podem ter dificuldade em interações sociais e comunicação.

ESPAÇO TRATE

O Espaço Trate, Centro de Reabilitação e Reintegração de Crianças com Autismo, é mantido pela prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, e atua com uma equipe multidisciplinar, que atende as especificidades do transtorno. E é composta por profissionais da psicologia, neuropsicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, assistência social e psicopedagogia.

Para ser assistido pelo órgão, a família inscreve a criança em uma lista de espera, após o diagnóstico do transtorno, e já inicia a sua participação no encontro de pais. Cerca de 63 crianças são atendidas na unidade e os serviços estão de portas abertas.

(Fotos de Lucas Ferreira)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *